Mundo

Mercadante: suspeita de dossiê contra tucanos é insustentável

O ministro da Ciência e Tecnologia irá ao Senado para prestar esclarecimentos sobre envolvimento no caso das eleições de 2006

Aloizio Mercadante: "minha vida é transparente e estou pronto para debater" (Marcello Casal Jr/ABr)

Aloizio Mercadante: "minha vida é transparente e estou pronto para debater" (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2011 às 18h00.

São Paulo – O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse hoje (27) que as suspeitas sobre participação dele no caso da compra de informações falsas contra políticos do PSDB nas eleições de 2006 são “insustentáveis”. Ele informou que irá amanhã (28) ao Senado prestar esclarecimentos.

“Essa denúncia é insustentável, mas vida pública é isso aí”, disse ele, durante almoço promovido por um grupo de empresários em São Paulo. “Minha vida é transparente e estou pronto para debater aqui, no Senado ou em qualquer outro lugar.”

A denuncia de compra de dossiês falsos contra tucanos nas eleições ficou conhecido como o escândalo dos "aloprados”, menção feita pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época. Na semana passada, uma reportagem da revista Veja aponta Mercadante como um dos mentores do suposto esquema, que resultou na prisão militantes do PT, flagrados com dinheiro sem comprovação de origem.

Mercadante disse aos empresários que as suspeitas já foram apuradas por uma comissão parlamentar de inquérito instaurada no Congresso cinco anos atrás, cujo relatório final não faz qualquer menção ao nome dele.

O ministro lembrou que Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF) também já o inocentaram de qualquer ligação com o caso. Mesmo assim, Mercadante disse que irá ao Senado para debater o assunto novamente, “com profundidade”.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosEscândalosFraudesEleiçõesOposição políticaPSDB

Mais de Mundo

Por que o Brasil abre os discursos da Assembleia Geral da ONU há 70 anos

Esposa de Alexandre de Moraes é sancionada com a Lei Magnitsky

Cidades francesas hasteiam bandeira palestina antes de reconhecimento oficial

Tesouro dos Estados Unidos está pronto para apoiar Argentina com medidas financeiras