Mundo

Marinha argentina diz que submarino sofreu implosão quando desapareceu

O chefe naval Gabriel Attis ressaltou que existem três imagens autorizadas pela Justiça a serem mostradas às famílias das vítimas

Homem chora em base onde submarino desaparecido deveria ter chegado, na Argentina, dia 23/11/2017 (Marcos Brindicci/Reuters)

Homem chora em base onde submarino desaparecido deveria ter chegado, na Argentina, dia 23/11/2017 (Marcos Brindicci/Reuters)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 17 de novembro de 2018 às 13h35.

Última atualização em 17 de novembro de 2018 às 13h36.

Mar del Plata (Argentina) - O submarino argentino ARA San Juan, localizado no Oceano Atlântico, sofreu uma "implosão" quando a comunicação foi perdida, há um ano e um dia, e ficou alojado em uma depressão de 907 metros que fez com que não fosse localizado pelos radares, informou neste sábado a Marinha.

Em entrevista à imprensa em Mar del Plata, onde o submarino tinha sua base e na qual estão reunidos os parentes dos 44 tripulantes, o chefe naval dessa cidade, Gabriel Attis, ressaltou que existem três imagens autorizadas pela Justiça a serem mostradas às famílias, tiradas durante a localização, da vela, da hélice e da seção de proa.

"O submarino sofreu uma implosão", ressaltou Attis, que não se aventurou a afirmar se será possível retirar os restos do aparelho, como pedem os parentes dos tripulantes.

"É preciso ver em que estado está o casco. Não acho conveniente neste momento me aventurar a dar uma resposta a respeito", acrescentou.

Attis deu essas declarações na saída do hotel onde estão parte dos parentes, que foram informados com detalhes sobre a localização, e depois foi para a base naval, onde estão outros familiares dos tripulantes.

"O lugar onde está é o local onde deveria estar às 10h53 (de 15 de novembro de 2017). Na área 1, na zona de busca onde começou tudo", comentou.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaSubmarinos

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'