Mundo

Mais de 700 peshmergas morreram na guerra contra o EI

Vítimas foram registradas em confrontos em várias províncias do Iraque, como Ninawa, Saladino, Kirkuk e Diyala, todas no norte do país


	Peshmergas: vítimas foram registradas em confrontos em várias províncias do Iraque
 (Yannis Behrakis/Reuters)

Peshmergas: vítimas foram registradas em confrontos em várias províncias do Iraque (Yannis Behrakis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 07h55.

Bagdá - Ao todo, 727 peshmergas morreram desde junho em confrontos com o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque, anunciou nesta quarta-feira o governo da região autônoma do Curdistão iraquiano.

Em comunicado, o chamado Ministério dos Peshmergas afirmou que, ao longo desses meses de luta, 3.564 combatentes curdos ficaram feridos. Outros 34 peshmergas continuam desaparecidos, segundo a nota do governo, divulgada pela imprensa curda.

As vítimas foram registradas em confrontos em várias províncias do Iraque, como Ninawa, Saladino, Kirkuk e Diyala, todas no norte do país.

As forças curdas, junto ao Exército iraquiano e com o respaldo dos bombardeios da coalizão internacional, tentam expulsar o EI das regiões que os extremistas dominaram em junho no norte e no centro do Iraque.

Em Ninawa, que faz fronteira com a região do Curdistão, os curdos estabeleceram uma dura resistência aos jihadistas e conseguiram grandes vitórias como a recuperação da represa de Mossul.

Os alertas dispararam em agosto, quando o EI chegou a estar a apenas 30 quilômetros de Erbil, capital da região autônoma, com a ocupação temporária da cidade de Majmur, em Ninawa.

Kirkuk é protegida pelos peshmergas desde 12 de junho, depois que o Exército iraquiano e a polícia abandonaram a cidade devido ao avanço dos jihadistas.

O Curdistão iraquiano também enviou um grupo de peshmergas ao enclave curdo sírio de Kobani, para ajudar a evitar que o EI conquiste a cidade.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasIraqueEstado IslâmicoIslamismo

Mais de Mundo

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos

Ataque em sinagoga em Manchester deixa mortos e feridos durante Yom Kippur

Bessent anuncia reunião em breve com ministro argentino