Mundo

Líder opositor russo condenado a 15 dias de prisão

A detenção ocorreu um dia depois de ter participado em uma manifestação que denunciava fraudes nas eleições legislativas de domingo

Ilia Yashin (direita) é líder do movimento de oposição liberal Solidarnost: ele foi condenado por ter desobedecido as ordens policiais de dispersão da manifestação
 (Peter Kovalyov/AFP)

Ilia Yashin (direita) é líder do movimento de oposição liberal Solidarnost: ele foi condenado por ter desobedecido as ordens policiais de dispersão da manifestação (Peter Kovalyov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 10h39.

Moscou - O líder opositor russo Ilia Yashin foi condenado nesta terça-feira em Moscou a 15 dias de prisão, um dia depois de ter participado em uma manifestação que denunciava fraudes nas eleições legislativas de domingo, informou a agência Interfax.

O tribunal condenou Yashin, dirigente do movimento de oposição liberal Solidarnost, por ter desobedecido as ordens policiais de dispersão da manifestação, informou a agência de notícias russa.

Yashin foi detido na segunda-feira em Moscou ao lado de outros 300 manifestantes ao fim de um protesto contra o primeiro-ministro Vladimir Putin, a maior dos últimos anos, que reuniu 10.000 opositore, segundo os organizadores.

O ato da oposição, que segundo a polícia reuniu apenas 2.000 pessoas, havia sido autorizado em uma praça afastada do centro do poder russo.

Mas os manifestantes tentaram avançar até a sede da Comissão Eleitoral, com gritos de frases contra Putin.

Ao fim da manifestação, mais de 300 pessoas, incluindo Yashin e o blogueiro ativista Alexei Navalni, foram detidos, perto da Praça Lubianka, onde fica a sede dos serviços secretos FSB, antiga KGB.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaPrisõesEleições

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk