Mundo

Japão estuda convidar Trump para visitar Tóquio em maio, diz imprensa

Se a visita de Trump ao Japão for confirmada, será a segunda realizada por ele como chefe de Estado ao país asiático

Imagem de arquivo da bandeira japonesa: Fontes do governo afirmaram à agência que, se confirmado, Trump seria a primeira personalidade estrangeira a se reunir com Naruhito quando ele assumir o trono (Tomohiro Ohsumi/Getty Images)

Imagem de arquivo da bandeira japonesa: Fontes do governo afirmaram à agência que, se confirmado, Trump seria a primeira personalidade estrangeira a se reunir com Naruhito quando ele assumir o trono (Tomohiro Ohsumi/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 4 de dezembro de 2018 às 06h37.

Tóquio - O Japão estuda a possibilidade de convidar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para uma visita oficial ao país asiático, a ser realizada em maio do próximo ano, depois que o imperador Naruhito assuma o trono, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira pela agência local de notícias "Kyodo".

Fontes do governo afirmaram à agência que, se confirmado, Trump seria a primeira personalidade estrangeira a se reunir com Naruhito quando ele assumir o trono.

Naruhito assumirá o Trono do Crisântemo no dia 1º de maio de 2019, dia seguinte a renúncia do imperador Akihito.

Meses depois, no dia 22 de outubro, haverá uma cerimônia de proclamação pública, com a presença de altos dignatários, onde deve ter a participação de 2,6 mil convidados.

Questionado sobre a possibilidade da visita oficial de Trump ao Japão em maio, o ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse hoje durante sua entrevista coletiva diária que "nada está decidido" sobre esse convite oficial.

Trump se reuniu no último final de semana com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, quando os dois se encontraram em Buenos Aires para participar da cúpula do G20.

Se a visita de Trump ao Japão for confirmada, será a segunda realizada por ele como chefe de Estado ao país asiático, já que esteve em Tóquio em novembro do ano passado, como parte de uma excursão pelo continente.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Japão

Mais de Mundo

Putin combina trabalhar com Trump em possível tratado de paz com a Ucrânia

Suprema Corte permite que governo Trump revogue proteções migratórias de 350 mil venezuelanos

Trump anuncia início de negociações entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo imediato

Nova prisão de segurança máxima na Guiana Francesa visa isolar traficantes e radicais islâmicos