Mundo

Iranianos comemoram acordo nuclear em Teerã

Jovens iranianos dançaram nas ruas e motoristas tocaram suas buzinas em partes de Teerã para comemorar um histórico acordo nuclear com potências ocidentais


	Bandeiras do Irã em uma praça de Teerã
 (Morteza Nikoubazl/Reuters)

Bandeiras do Irã em uma praça de Teerã (Morteza Nikoubazl/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2015 às 16h20.

Dubai/Beirute - Jovens iranianos dançaram nas ruas e motoristas tocaram suas buzinas em partes de Teerã para comemorar um histórico acordo nuclear com potências ocidentais, com a esperança de encerrar anos de sanções econômicas e décadas de isolamento internacional. 

Milhões de iranianos acompanharam de perto as conversas durante meses, esperançosos de que o acordo desta terça-feira vá permitir que a economia, prejudicada por anos de sanções, seja estabilizada e melhore suas vidas.  

No afluente norte da capital, motoristas tocaram música alta dos sons de seus carros e jovens assopraram cornetas no estilo sul-africano das “vuvuzelas”, cenas que Teerã normalmente vê apenas quando o país se classifica para a Copa do Mundo

Moradores da cidade disseram que a polícia ignorava as festividades, e alguns policiais até mesmo participaram dela. Uma mulher na Praça de Vanak, norte da capital, disse à Reuters por telefone que as pessoas estavam comprando doces e os distribuindo nas ruas. 

Alguns jovens se enrolaram na bandeira nacional, faziam sinais de vitória e mostravam cartazes do presidente Hassan Rohani, além de gritarem “obrigado” a ele.  Residentes disseram que as festividades públicas foram menores no sul e no leste de Teerã, regiões menos prósperas.  

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaOriente MédioDiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Hamas começa a analisar plano de paz de Trump para Gaza e diz que dará resposta

Talibã corta a internet do Afeganistão inteiro pelo 2º dia e voos são cancelados

Plano de paz para Gaza depende de 2 pontos principais para avançar

Shutdown: entenda o que está em jogo em possível paralisação do governo dos EUA