Mundo

Irã vai construir 2 reatores nucleares com ajuda da Rússia

O diretor da OIEA, que também é vice-presidente do país, mencionou um "contrato de cooperação" com a Rússia para a construção dos reatores


	Reator nuclear: "Com a construção dos dois novos reatores, vamos economizar 22 milhões de barris de petróleo por ano"
 (Atta Kenare/AFP)

Reator nuclear: "Com a construção dos dois novos reatores, vamos economizar 22 milhões de barris de petróleo por ano" (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2016 às 09h41.

O Irã construirá dois novos reatores nucleares com o apoio da Rússia, anunciou o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), Ali Akbar Salehi.

"As obras para construir dois novos reatores nucleares em Bushehr (sul) começarão em 10 de setembro e devem durar 10 anos", afirmou à agência oficial Irna.

"Com a construção dos dois novos reatores, vamos economizar 22 milhões de barris de petróleo por ano", declarou Salehi, antes de informar que o custo do projeto foi calculado em 10 bilhões de dólares.

O diretor da OIEA, que também é vice-presidente do país, mencionou um "contrato de cooperação" com a Rússia para a construção dos reatores, sem revelar detalhes sobre a colaboração.

O Irã, que tem grandes reservas de petróleo e gás, deseja diversificar suas fontes de energia para não depender tanto das energias fósseis.

O país assinou em 14 de julho de 2015 em Viena um acordo com as grandes potências mundiais para garantir o uso exclusivamente pacífico de suas atividades nucleares, em troca da suspensão das sanções internacionais contra Teerã.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEuropaEnergiaRússiaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo