Mundo

Irã perde 50% das receitas de petróleo por sanções

Os líderes iranianos asseguram que o país está em situação de "guerra econômica" pelo embargo bancário e petroleiro aplicado pelos EUA e pela UE


	Guarda Revolucionária Iraniana passa por um petroleiro: as exportações de petróleo iraniano eram de 1,3 mdb em novembro, um milhão a menos que no mesmo período de 2011
 (Atta Kenare/AFP)

Guarda Revolucionária Iraniana passa por um petroleiro: as exportações de petróleo iraniano eram de 1,3 mdb em novembro, um milhão a menos que no mesmo período de 2011 (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 11h47.

Teerã - As receitas provenientes do petróleo no Irã caíram 50% devido às sanções internacionais impostas por seu polêmico programa nuclear, admitiu o ministro da Economia, Shamsedin Hoseini, citado nesta segunda-feira pelos meios de comunicação iranianos.

"O Irã enfrenta uma redução de 50% de suas receitas petroleiras devido às sanções", declarou o ministro à rede de televisão estatal.

Desde o verão passado, os líderes iranianos asseguram que o país está em situação de "guerra econômica" pelo embargo bancário e petroleiro aplicado há dois anos por Estados Unidos e União Europeia.

O Ocidente suspeita que o programa nuclear civil do Irã pretende, na realidade, dotar o país de uma arma nuclear, algo que Teerã nega.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), as exportações de petróleo iraniano eram de 1,3 milhão de barris diários (mdb) em novembro, um milhão a menos que no mesmo período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralÁsiaEnergiaIndústriaIrã - País

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky