Mundo

Índia discute barreiras dos EUA a terceirização de trabalho

Lei norte-americana que pode tornar mais difícil a substituição de mão de obra dos EUA pela de outros países

Índia: país é um importante destino de companhias americanas que terceirizam serviço de call centers (Getty Images)

Índia: país é um importante destino de companhias americanas que terceirizam serviço de call centers (Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de fevereiro de 2017 às 12h45.

Nova Deli - O secretário de Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, visitará os Estados Unidos esta semana para conversas em Washington. A expectativa é que ele apresente preocupações com lei que pode tornar mais difícil a substituição de trabalhadores norte-americanos por outros vindos da Índia ou de outros países.

A postura forte do presidente norte-americano, Donald Trump, contra a exportação de postos de trabalho dos Estados Unidos causou preocupação na Índia. O país é um importante destino de companhias que terceirizam para fora de território norte-americano o serviço de call centers.

Ações das principais companhias de tecnologia da informação indianas caíram em Mumbai no início do mês em resposta a notícias de uma proposta de lei norte-americana que pode tornar mais difícil a substituição de mão de obra dos EUA pela de outros países.

Também é esperado que a agenda durante a viagem de quatro dias de Jaishankar aos EUA inclua conversas sobre segurança para estrangeiros. Um tiroteio em um bar no Texas matou um engenheiro indiano e feriu outro.

A visita começará na terça-feira. O ministério de Relações Exteriores da Índia disse apenas que o secretário iria aos Estados Unidos para conversas, mas não deu mais detalhes. O noticiário local informa que Jaishankar vai se encontrar com o secretário-adjunto de Estado dos EUA, Tom Shannon, e outras autoridades.

Trump convidou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a visitar os Estados Unidos mais tarde este ano.

As relações entre Estados Unidos e Índia prosperaram de forma geral no governo do ex-presidente dos EUA Barack Obama, mas Nova Deli espera que Trump adote uma linha mais dura em relação ao Paquistão, que recebe ajuda substancial dos Estados Unidos. Países vizinhos, Índia e Paquistão lutaram em lados opostos em três guerras.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)ÍndiaMercado de trabalho

Mais de Mundo

Governo Trump avalia reality show em que imigrantes competiriam por cidadania

Irã nega ter recebido proposta por escrito para acordo nuclear com os EUA após alegação de Trump

China critica tarifas unilaterais e pede multilateralismo na reunião da APEC

Irã se reúne com países europeus para discutir negociações sobre programa nuclear com EUA