Mundo

Hollande quer conferência sobre segurança no Iraque

O presidente francês, François Hollande, irá propor conferência sobre a segurança no Iraque e a luta contra o Estado Islâmico

Presidente da França, François Hollande: "devemos estabelecer uma estratégia global" (Philippe Wojazer/AFP)

Presidente da França, François Hollande: "devemos estabelecer uma estratégia global" (Philippe Wojazer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2014 às 09h35.

Paris - O presidente francês, François Hollande, vai propor uma conferência sobre a segurança no Iraque e a luta contra o Estado Islâmico (EI), por considerar a situação internacional a mais grave desde 2001, indicou em entrevista nesta quarta-feira ao jornal Le Monde.

"Devemos estabelecer uma estratégia global contra este grupo (...) que dispõe de recursos financeiros importantes e armas muito sofisticadas, e ameaça países como Iraque, Síria ou Líbano", afirmou o chefe de Estado francês.

"Portanto, vou propor em breve aos nossos sócios uma conferência sobre segurança no Iraque e a luta contra o Estado Islâmico", prossegue.

"Devemos enfrentar não um movimento terrorista como a Al Qaeda, mas um quase Estado terrorista, o Estado Islâmico", acrescenta Hollande.

Segundo um texto da entrevista divulgado pouco antes pela presidência francesa - levemente diferente da versão on-line do jornal - Hollande fala "a partir de setembro" de uma iniciativa sobre a segurança no Iraque e a luta contra o EI.

Interrogado sobre uma suposta ausência de autoridade do presidente americano Barack Obama, Hollande responde que "durante muito tempo houve queixas sobre a hiperpotência americana e seu intervencionismo múltiplo. Seria inadequado agora criticar Barack Obama por um excesso de timidez".

"Mas considero que a situação internacional é a mais grave que já conhecemos desde 2001. O mundo deve ser consciente disso", acrescenta.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEuropaFrançaFrançois HollandeIraquePaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo