Mundo

Hillary Clinton realiza visita histórica ao Laos

Hillary se reuniu com o primeiro-ministro de Laos, Thongsing Thammavong, e o ministro das Relações Exteriores, Thongloun Sisoulith, na capital Vientiane

Hillary Clinton: a última vez que um chefe da diplomacia dos Estados Unidos visitou o Laos foi em 1955, quando John Foster Dulles fez uma breve escala no país (Fabrice Coffrini/AFP)

Hillary Clinton: a última vez que um chefe da diplomacia dos Estados Unidos visitou o Laos foi em 1955, quando John Foster Dulles fez uma breve escala no país (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 13h58.

Bangcoc - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, realizou nesta quarta-feira uma breve visita oficial ao Laos, a primeira realizada ao país indochino por um chefe da diplomacia americana desde 1955.

Hillary se reuniu com o primeiro-ministro de Laos, Thongsing Thammavong, e o ministro das Relações Exteriores, Thongloun Sisoulith, na capital Vientiane.

Segundo a imprensa tailandesa, a secretária pressionou as autoridades para que efetuem mais estudos sobre o impacto que a represa que planejam construir no rio Mekong causará. O projeto custará cerca de US$ 3,6 milhões (R$ 7,3 milhões) e foi criticado por nações vizinhas que são cortadas pelo rio, que desemboca no mar pelo Vietnã.

O primeiro-ministro de Laos assegurou que a represa da cidade de Xayaburi só será cosntruída com o consentimento dos países vizinhos, segundo o jornal tailandês "Bangcoc Post".

A viagem ao Laos também incluiu visitas a um templo budista e uma ONG que oferece assistência às vítimas de minas e bombas.

Os Estados Unidos cooperam com Laos na tarefa de retirar os artefatos explosivos que restaram da Guerra do Vietnã, que terminou em 1975 e deixou um legado de milhões de bombas de diferente tamanhos.

Ambos países também colaboram nas operações de busca e repatriação dos corpos de militares americanos desaparecidos durante a guerra.

A última vez que um chefe da diplomacia dos Estados Unidos visitou o Laos foi em 1955, quando John Foster Dulles fez uma breve escala no país.

Após passar algumas horas em Vientiane, Hillary partiu rumo a Camboja, onde se reunirá com colegas de vários países asiáticos e participará do fórum regional de segurança da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que será realizada na sexta-feira, em Phnom Penh. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaHillary ClintonVietnã

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza