Mundo

Governo Trump sofre ação de 16 estados após declarar emergência por muro

Ações alegam que medida do presidente para construir muro sem aprovação do Congresso é anticonstitucional

Donald Trump: Presidente não conseguiu apoio do Congresso para construção do muro na fronteira com o México (Yuri Gripas/Reuters)

Donald Trump: Presidente não conseguiu apoio do Congresso para construção do muro na fronteira com o México (Yuri Gripas/Reuters)

A

AFP

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 às 06h48.

Dezesseis estados americanos acionaram judicialmente o governo de Donald Trump após o presidente declarar emergência nacional para financiar a construção de um muro na fronteira com o México, alegando que esta decisão é anticonstitucional.

A ação, interposta em uma corte federal da Califórnia, destaca que a ordem do presidente contradiz uma cláusula que estabelece os procedimentos legislativos e outra que designa o Congresso como último árbitro dos recursos públicos.

A ação tinha sido previamente anunciada por Xavier Becerra, procurador-geral da Califórnia, que afirmou que seu estado e outros tinham base legal para apresentá-la porque podem perder dinheiro destinado a projetos militares, assistência em caso de acidentes e demais propósitos.

Além da Califórnia, os estados demandantes são Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maine, Maryland, Michigan, Minnesota, Nevada, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Oregon e Virgínia.

Juntamente com a oposição democrata, vários senadores republicanos criticaram a declaração de emergência de Trump, alegando que cria um perigoso precedente e supõe uma extrapolação dos poderes do Executivo.

Trump assinou na sexta-feira uma declaração de emergência nacional, um procedimento extraordinário que lhe permite bloquear recursos federais sem passar pelo Congresso.

Segundo a Casa Branca, Trump poderia dispor de cerca de 8 bilhões de dólares - entre recursos desbloqueados por ele e o 1,4 bilhão de dólares alocados pelo Congresso - para construir um muro em parte da fronteira com o México.

O desacordo entre Trump e a maioria democrata na Câmara de Representantes causou um "shutdown" (paralisação parcial da administração federal) que se estendeu por 35 dias, o mais longo da história do país.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpMéxico

Mais de Mundo

EUA exigem redes sociais em "modo público" para vistos estudantis

Em seu Dia da Independência, Ucrânia lança ataques com drones contra Rússia

Venezuela liberta um grupo de 13 presos políticos, segundo dirigentes opositores

Primeiro-ministro do Canadá diz que garantia de segurança para a Ucrânia 'não são escolha da Rússia'