Mundo

Exército americano enviará drones armados para Coreia do Sul

O Departamento de Defesa assinalou que o envio deste tipo de dispositivo faz parte de um plano de reforço a nível global da capacidade de drones do Exército

Drone americano: uma companhia de drones é formada por 128 pessoas e um número não especificado destes dispositivos, que são pilotados à distância (Rich-Joseph Facun/Reuters)

Drone americano: uma companhia de drones é formada por 128 pessoas e um número não especificado destes dispositivos, que são pilotados à distância (Rich-Joseph Facun/Reuters)

A

AFP

Publicado em 13 de março de 2017 às 17h14.

O Exército americano enviará drones (veículo aéreo não-tripulado) armados Gray Eagle MQ-1C para a Coreia do Sul, segundo anúncio do Pentágono feito nesta segunda-fera (13), em um momento em que aumenta a preocupação pelo programa de mísseis nucleares da Coreia do Norte.

O Departamento de Defesa assinalou que o envio deste tipo de dispositivo faz parte de um plano de reforço a nível global da capacidade de drones do Exército.

"Não é apenas para a Coreia", apontou o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

"Todas as divisões da infantaria" americanas deverão estar equipadas com, pelo menos, uma companhia de drones Gray Eagle.

Os dispositivos Gray Eagle MQ-1C são uma variação do famoso drone americano Predator. Possuem sensores e podem carregar até quatro mísseis Hellfire para bombardear alvos.

Uma companhia de drones é formada por 128 pessoas e um número não especificado destes dispositivos, que são pilotados à distância.

A companhia da Coreia do Sul será enviada "no início do ano que vem", de acordo com o porta-voz do Pentágono.

As autoridades e estrategistas americanos estão cada vez mais preocupados com os movimentos do regime de Pyongyang.

A Coreia do Norte realizou em 2016 dois testes nucleares e uma série de lançamentos de mísseis, demonstrando que avança em seu objetivo de produzir uma arma nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU condenou na semana passada por unanimidade, incluindo a China, os últimos lançamentos de mísseis.

Os Estados Unidos têm 28.000 soldados na Coreia do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Coreia do SulDrones

Mais de Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento

Maduro lança operação militar de 'resistência' ante presença dos EUA no Caribe

FBI divulga imagens de suspeito do assassinato de Charlie Kirk e pede ajuda para identificá-lo

China amplia reservas estratégicas de energia para garantir segurança energética