Mundo

EUA pedem eleição transparente caso Chávez não possa exercer

Chavéz permanece hospitalizado em Cuba após ser operado em 11 de dezembro pela reaparição do câncer e nomeou como seu "sucessor" o vice-presidente, Nicolás Maduro


	Hugo Chávez: "Julgaremos nossa capacidade para melhorar as relações com a Venezuela sobre a base dos passos tomados", disse a porta-voz
 (AFP)

Hugo Chávez: "Julgaremos nossa capacidade para melhorar as relações com a Venezuela sobre a base dos passos tomados", disse a porta-voz (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 19h19.

Washington - O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu nesta quarta-feira que, se o presidente Hugo Chávez não tiver condições de exercer o cargo, que aconteça na Venezuela uma transição "consistente com a Constituição, com eleições transparentes, livres e imparciais".

Na primeira entrevista coletiva do ano, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que, "dadas as circunstâncias em que Chávez se encontra e caso não possa assumir o cargo de presidente, queremos ver um processo de transição seja feito de maneira consistente com a Constituição do país".

Chavéz permanece hospitalizado em Cuba após ser operado em 11 de dezembro pela reaparição do câncer e nomeou como seu "sucessor" o vice-presidente, Nicolás Maduro.

Victoria confiou em que, perante a eventualidade de que não possa assumir seu quarto mandanto em 10 de janeiro, seja realizada no país "uma eleição totalmente transparente, livre e imparcial".

"Julgaremos nossa capacidade para melhorar as relações com a Venezuela sobre a base dos passos tomados", disse a porta-voz, que lembrou que os Estados Unidos já tentaram uma melhora nas relações com o país sul-americano, mas "ficou demonstrado que é complicado".

Victoria disse que as informações sobre o estado de saúde de Chávez são baseadas em detalhes tornados públicos pelo governo venezuelano, que através de Maduro informou que o líder enfrenta um pós-operatório "complexo e delicado".

Ontem mesmo, desde Havana, Maduro afirmou que o presidente mantém "uma força gigantesca", ao mesmo tempo em que revelou que Chávez lhe pediu que mantenha o povo informado "sempre com verdade, pois mais dura que ela possa ser".

A oposição venezuelana pediu que não seja ocultada nenhuma verdade à nação sobre o estado de saúde do presidente.

Chavéz, de 58 anos e que passa pela quarta cirurgia por conta de um câncer, deverá assumir um novo mandato de seis anos em 10 de janeiro, após vencer as eleições presidenciais realizadas em 7 de outubro, quando derrotou o líder opositor Henrique Capriles.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)VenezuelaHugo Chávez

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra