Mundo

EUA adiam plano de receber Peña Nieto, presidente do México

Os líderes concordaram que ainda não é o momento apropriado para que Peña Nieto faça sua primeira visita à Casa Branca

Peña Nieto e Trump: impasse sobre o muro dificulta relação entre os dois líderes (Carlos Barria/Reuters)

Peña Nieto e Trump: impasse sobre o muro dificulta relação entre os dois líderes (Carlos Barria/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de fevereiro de 2018 às 11h14.

Washington - A Casa Branca comunicou o adiamento de um plano do presidente americano Donald Trump receber o presidente do México, Enrique Peña Nieto, em Washington. Os líderes concordaram que ainda não é o momento apropriado para que Peña Nieto faça sua primeira visita à ative Casa Branca desde que Trump assumiu a presidência.

Segundo reportagem publicada no Washington Post, uma conversa por telefone entre os dois presidentes teria chegado a um impasse sobre o muro que Trump planeja construir na fronteira com o México para conter o fluxo de imigrantes e narcóticos. A obra foi promessa de campanha de Trump e o México o considera um insulto.

De acordo com a Casa Branca, Trump e Peña Nieto conversaram no dia 20 de fevereiro. O americano ofereceu condolências ao mexicano após a queda de um helicóptero militar no sul do México que deixou 13 mortos, enquanto Pena Nieto fez o mesmo sobre o tiroteio numa escola da Flórida que matou 17.

A nota da Casa Branca diz que Trump ressaltou seu compromisso em expandir a aliança com o México em relação a segurança, comércio e imigração, mas não menciona uma possível visita de Peña Nieto. Ontem, Washington tentou minimizar quaisquer tipos de possíveis rachas nas relações com o vizinho ao sul.

"Gozamos de uma grande relação com o México e os dois governos têm trabalhado no último ano para aprofundar nossa cooperação em diversos setores, como segurança, imigração, comércio e economia", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Michael Anton.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpMéxico

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher