Mundo

Enchente invade estação de metrô em Nova York e forma ‘gêiser’ de água; veja vídeo

Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de enchente para os cinco distritos da cidade

Enchente invade estação de metrô em Nova York (Reprodução/ Redes socias)

Enchente invade estação de metrô em Nova York (Reprodução/ Redes socias)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de julho de 2025 às 10h48.

Nova York foi tomada por fortes chuvas na noite desta segunda-feira, 14 que provocaram inundações em diversas áreas da cidade, fecharam estações de metrô em Manhattan e paralisaram parte do transporte público. As tempestades também interditaram rodovias e causaram atrasos de mais de três horas em dezenas de voos na região.

De acordo com o New York Times, as vias Taconic State Parkway e Sprain Brook Parkway, duas das principais do estado, ficaram intransitáveis.

O Departamento de Gestão de Emergências de Nova York emitiu alertas para moradores de áreas mais baixas, especialmente aqueles que vivem em porões e apartamentos subterrâneos, para que se abrigassem em zonas mais altas.

“Evite áreas inundadas. Nunca ande ou dirija na água. Volte para trás, não se afogue”, orientou o órgão em mensagem nas redes sociais.Assista ao vídeo abaixo

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram estações de metrô completamente alagadas em Manhattan, com a água invadindo trilhos e plataformas. O serviço chegou a ser suspenso em vários trechos, e passageiros precisaram ser retirados às pressas.

Assista vídeos abaixo

 

O impacto das chuvas também foi sentido em outros estados da costa leste dos Estados Unidos. Alertas de enchentes repentinas foram emitidos para Washington D.C., Baltimore, Newark (Nova Jersey), Arlington (Virgínia), o Aeroporto Nacional Reagan e partes da Pensilvânia.

Em Nova Jersey, uma das áreas mais afetadas, o governador Philip D. Murphy declarou estado de emergência e pediu que a população permanecesse em casa. “Por favor, fique em casa e evite viagens desnecessárias”, publicou ele no X (antigo Twitter).

Na cidade de New Providence, no Condado de Union, a cerca de 40 quilômetros de Nova York, choveu cerca de 18 centímetros em menos de cinco horas, segundo Philip Colvin, coordenador da equipe de gestão de emergências.

Apesar da melhora nas condições durante a madrugada, as autoridades alertam para a possibilidade de mais chuvas nas próximas horas e pedem cautela à população.

Acompanhe tudo sobre:Nova YorkEstados Unidos (EUA)Enchentes

Mais de Mundo

Inflação nos EUA acelera para 0,3% em junho com alta em energia e alimentos

Economia da China cresce 5,2% no segundo trimestre, mas desafios persistem

Tarifas de Trump: como retaliação, União Europeia mira em aviões, carros e bourbon americanos

Em novo golpe a imigrantes, Trump limita 'serviços multilíngues' em agências federais nos EUA