Mundo

Egito e Palestina alinham plano de reconstrução de Gaza antes de cúpula árabe

Cairo apresentará proposta em reunião emergencial para unificar posição do mundo árabe

A Liga Árabe, composta por 22 países, tentará alinhar uma posição conjunta sobre a decisão de Estados Unidos e Israel de expulsar palestinos de Gaza (AFP)

A Liga Árabe, composta por 22 países, tentará alinhar uma posição conjunta sobre a decisão de Estados Unidos e Israel de expulsar palestinos de Gaza (AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 1 de março de 2025 às 13h05.

Tudo sobreEgito
Saiba mais

O primeiro-ministro do Egito, Mustafa Madbuli, reuniu-se neste sábado (2) com o premiê palestino, Mohamed Mustafa, no Cairo, para discutir os detalhes do plano de recuperação e reconstrução da Faixa de Gaza. A proposta será apresentada na cúpula de emergência da Liga Árabe, marcada para 4 de março.

O governo egípcio elaborou um "plano integrado" para a recuperação de Gaza, garantindo que os palestinos permaneçam no território durante a reconstrução , afirmou Madbuli, conforme diretrizes do presidente Abdelfatah al-Sisi.

Egito busca unificação árabe sobre Gaza

A Liga Árabe, composta por 22 países, tentará alinhar uma posição conjunta sobre a decisão de Estados Unidos e Israel de expulsar palestinos de Gaza. Até o momento, não foram divulgados detalhes do plano egípcio.

Madbuli reafirmou o apoio do Egito à causa palestina e defendeu a criação de um Estado palestino independente, conforme as fronteiras de 4 de junho de 1967, com Jerusalém Oriental como capital.

A reunião também contou com a presença do ministro palestino de Planejamento e Cooperação Internacional, Wael Zaqut, e do embaixador palestino no Egito, Diab al Luh.

Papel do Egito nas negociações de cessar-fogo

O primeiro-ministro egípcio destacou os esforços contínuos do país para mediar um cessar-fogo duradouro em Gaza. O Egito tem sido peça-chave nas negociações, tentando garantir a abertura de corredores humanitários e evitar um êxodo forçado de palestinos.

Por sua vez, Mohamed Mustafa agradeceu o apoio egípcio e ressaltou a importância da reconstrução para garantir a estabilidade do território.

A resposta da Liga Árabe à proposta do Egito pode definir o futuro da recuperação de Gaza e influenciar o posicionamento regional frente ao conflito.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de GazaCairoEgitoPalestina

Mais de Mundo

Caso Epstein: arquivos sobre os crimes serão divulgados em 30 dias, diz procuradora

Dólar perderá força no cenário global em 2026, diz gerente do J.P. Morgan

Israel bombardeia sul do Líbano apesar do cessar-fogo com Hezbollah

Justiça da Argentina ordena apreensão de US$ 500 milhões em bens de Cristina Kirchner