Repórter
Publicado em 8 de maio de 2025 às 14h38.
Última atualização em 8 de maio de 2025 às 15h34.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o cardeal americano Robert Prevost, que foi eleito nesta quinta-feira, 8, o novo Papa, que ganhou o nome de Leão XIV.
Em uma publicação na rede social Truth Social, o chefe da Casa Branca manifestou sua satisfação com o resultado do Conclave e que a escolha de um americano para a liderança da Igreja Católica é muito significativa para os Estados Unidos.
"Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", declarou Trump.
Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago. Ele, que será o primeiro Papa vindo dos Estados Unidos, serviu por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado, e depois liderou uma ordem religiosa internacional. Ele ocupava um dos cargos mais influentes na Santa Sé e havia sido nomeado cardeal pelo Papa Francisco em setembro de 2023.
O Papa chefiará a Igreja Católica, religião seguida por 1,4 bilhão de pessoas no planeta. Dentre eles, há 182 milhões de brasileiros, segundo dados da instituição. Ele substituirá Francisco, morto em 21 de abril e que ficou no cargo por 12 anos.
A escolha foi feita no segundo dia de votação. O conclave havia sido iniciado na tarde de quarta-feira, 7. A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, que indica que um Papa foi escolhido, foi solta às 13h08 (hora de Brasília, 18h08 na hora local). O resultado foi celebrado pela multidão que aguarda o novo Papa na Praça de São Pedro.