Mundo

Coreia do Norte posiciona míssil de médio alcance, diz Seul

Os sul-coreanos detectaram "sinais de que o Norte posicionou o que parece ser um míssil Musudan", mas descartou que o projétil esteja pronto para lançamento


	Coreia do Norte: "Caso eles realizem o teste, tomaremos medidas de resposta junto com nossos aliados", expressou o porta-voz,
 (KCNA / Reuters)

Coreia do Norte: "Caso eles realizem o teste, tomaremos medidas de resposta junto com nossos aliados", expressou o porta-voz, (KCNA / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2016 às 09h50.

Seul - A Coreia do Norte posicionou um míssil de médio alcance em sua costa leste sem que haja indícios de um lançamento iminente, assegurou nesta terça-feira uma fonte do governo da Coreia do Sul.

Os sul-coreanos detectaram "sinais de que o Norte posicionou o que parece ser um míssil Musudan", mas descartou que o projétil esteja pronto para a realização de um lançamento nas próximas horas, detalhou o informante à agência "Yonhap".

No entanto, a fonte afirmou que o regime de Kim Jong-un parece estar preparado para posicionar em sua costa leste uma plataforma de lançamento móvel carregada com o míssil para um possível próximo teste.

O Ministério da Defesa sul-coreano não confirmou oficialmente essa informação, mas "está monitorando de perto os movimentos da Coreia do Norte em relação a mísseis balísticos", indicou à Efe um de seus porta-vozes.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul garantiu que a Coreia do Norte, "só conseguirá agravar seu isolamento da sociedade internacional" se lançar o míssil de médio alcance, indicou um porta-voz em entrevista coletiva.

"Caso eles realizem o teste, tomaremos medidas de resposta junto com nossos aliados", expressou o porta-voz, sem apresentar mais detalhes.

Essa informação chega pouco depois que fontes do governo do Japão alertaram hoje sobre a possibilidade do lançamento de um míssil balístico pelo regime norte-coreano de Kim Jong-un.

O Ministério da Defesa japonês ordenou que as forças armadas do país derrubem qualquer projétil que se dirija em direção ao Japão, segundo a agência "Kyodo".

A Coreia do Norte realizou entre abril e maio quatro lançamentos fracassados do Musudan, um novo projétil cujo alcance de até 4 mil quilômetros permitiria ao regime colocar em ponto de mira a base americana de Guam, no Pacífico.

O governo sul-coreano estima que o regime de Kim Jong-un possui aproximadamente 50 unidades deste míssil.

A aparente nova manobra norte-coreana acontece em um momento de relativa calma na península, depois que Pyongyang realizou em março e abril vários testes de mísseis de curto e médio alcance.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaArmasCoreia do Sul

Mais de Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova retomada de sanções ao Irã por seu programa nuclear

Venezuela anuncia treinamento de civis armados em meio a tensões com os EUA

Câmara de Representantes dos EUA aprova lei para evitar paralisação do governo

Canadá reconhecerá Palestina, mas não normalizará relações à espera de reformas