Mundo

Coreia do Norte constrói túneis em instalação nuclear

Imagens de satélite revelam progressos nos trabalhos de escavação e a presença de duas novas entradas nos túneis da instalação de Punggye-ri

Foto oficial do governo norte-coreano mostra Kim Jong-Un em 22 de outubro de 2013 (KCNA)

Foto oficial do governo norte-coreano mostra Kim Jong-Un em 22 de outubro de 2013 (KCNA)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2013 às 06h22.

Washington - A Coreia do Norte construiu dois túneis de acesso a uma instalação onde realiza testes nucleares, revelou nesta quarta-feira um centro americano de análises.

Imagens de satélite realizadas no dia 27 de setembro revelam progressos nos trabalhos de escavação e a presença de duas novas entradas nos túneis da instalação de Punggye-ri, informou o Instituto US-Korea da Universidade Johns Hopkins.

Segundo o investigador do Instituto Nick Hansen, não há motivos para se suspeitar de um teste nuclear iminente, mas "estas atividades em curso, assim como os progressos realizados no local, indicam que a Coreia do Norte está se preparando para realizar novas detonações no futuro como parte de seu programa de desenvolvimento de armas nucleares".

A Coreia do Norte realizou testes nucleares em 2006, 2009 e em fevereiro passado, gerando rejeição da comunidade internacional e a aplicação de sanções.

O regime de Kim Jong-Un afirma que constrói sua capacidade nuclear para enfrentar a "hostilidade" dos Estados Unidos, que mantêm 30 mil soldados na Coreia do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaTestes nuclearesUsinas nucleares

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk