Mundo

Coalizão governante vence eleições na Romênia

A União Social Liberal (USL), do primeiro-ministro Victor Ponta, no poder desde maio, já anunciou a sua intenção de formar o novo Executivo

O primeiro-ministro romeno, Victor Ponta: o chefe de Estado, com mandato até 2014, é criticado principalmente pelo duplo discurso em relação aos valores europeus (©afp.com / Daniel Mihailescu)

O primeiro-ministro romeno, Victor Ponta: o chefe de Estado, com mandato até 2014, é criticado principalmente pelo duplo discurso em relação aos valores europeus (©afp.com / Daniel Mihailescu)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2012 às 14h33.

Bucareste - A coalizão de centro-esquerda no poder na Romênia venceu as eleições legislativas de domingo com quase 60% dos votos, segundo os resultados parciais divulgados nesta segunda-feira depois da apuração de 80% dos votos.

A União Social Liberal (USL), do primeiro-ministro Victor Ponta, no poder desde maio, já anunciou a sua intenção de formar o novo Executivo, mas continua o suspense sobre as intenções do presidente de centro-direita Traian Basescu, que deve designar o chefe de governo.

A oposição de centro-direita ARD, ligada a Basescu, obteve quase 17% dos votos, muito atrás da USL. O Partido do Povo Dan Diaconescu (PPDD), fundado por um magnata da televisão, acompanha de perto o partido do presidente com cerca de 14% dos votos.

O índice de participação foi de 41,6%.

Basescu, que viajou nesta segunda-feira a Oslo para assistir à entrega do Prêmio Nobel da Paz à União Europeia (UE), ainda não reagiu a esta ampla vitória da USL.

O chefe de Estado, com mandato até 2014, é criticado principalmente pelo duplo discurso em relação aos valores europeus.

Os analistas consideram que sua margem de manobra é limitada.

"Teremos provavelmente um governo conduzido por Victor Ponta. Não acho que Basescu possa se opor a um resultado tão claro das eleições", declarou à AFP o cientista político Alexandru Radu.

Se fizer isso, apesar de tudo, "a crise política ameaça continuar, com graves consequências em uma Romênia corroída pela crise econômica", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesPolíticaRomênia

Mais de Mundo

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo

Vídeo mostra momento raro de ruptura no solo após terremoto; assista