Mundo

China vê iPhone como ameaça à segurança nacional

TV estatal criticou a função de localização do sistema operacional iOS7, da Apple, que rastreia e registra movimentos do proprietário


	iPhone: para Apple, fala é um retrocesso, já que iPhone é muito popular entre autoridades e executivos
 (Divulgação)

iPhone: para Apple, fala é um retrocesso, já que iPhone é muito popular entre autoridades e executivos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2014 às 18h00.

Pequim - Uma emissora de televisão estatal chinesa definiu a função de localização do iPhone como um "problema de segurança nacional", na mais recente reação contra empresas de tecnologia norte-americanas.

Na sua transmissão nacional do meio-dia, a TV estatal criticou a função de localização do sistema operacional iOS7, da Apple, que rastreia e registra movimentos do proprietário.

Foram citados pesquisadores que dizem que pessoas com acesso a esses dados poderiam obter informações sobre a situação da China e até mesmo "segredos de Estado". A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

As empresas de tecnologia americanas têm encontrado um ambiente delicado na China desde o ano passado, quando o ex-funcionário do serviço de inteligência americano, Edward Snowden, afirmou que a de Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos estava espionando líderes chineses, e que empresas de tecnologia americanas estariam fornecendo dados para Washington.

A reportagem da rede de TV chinesa citou as divulgações de Snowden e destacou que autoridades afirmam que a China precisa de leis mais fortes de proteção de dados, com a Apple tendo que "assumir qualquer responsabilidade legal" se algum vazamento de dados gerar danos ao país.

Para a Apple, a transmissão é um retrocesso em um país onde o iPhone é muito popular entre autoridades e executivos. A primeira-dama da China, Peng Liyuan, foi fotografada usando um iPhone no ano passado, mas, desde então, mudou para uma marca local. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Tecnologia da informaçãoChinaAppleEdward SnowdenNSAGPS

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos