Mundo

China está disposta a fortalecer o diálogo com os EUA

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que os dois países trabalharão juntos na Ásia

Hillary Clinton e o chanceler chinês, Yang Jiechi, chegam à cúpula da Asean: "a China e os Estados Unidos continuaram progredindo este ano", afirmou Jiechi (Brendan Smialowski/AFP)

Hillary Clinton e o chanceler chinês, Yang Jiechi, chegam à cúpula da Asean: "a China e os Estados Unidos continuaram progredindo este ano", afirmou Jiechi (Brendan Smialowski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 10h04.

Phnom Penh - A China está disposta a fortalecer o diálogo com os Estados Unidos e construir relações mais serenas, declarou nesta quinta-feira o chanceler chinês, à margem de uma reunião regional sobre segurança em Phnom Penh, onde se encontrou com sua colega americana.

"A China e os Estados Unidos continuaram progredindo este ano", afirmou Yang Jiechi depois de se reunir com a secretária de Estado americana Hillary Clinton.

"Nós chegamos a um acordo para discutir a construção de um novo tipo de relação. A China está disposta a trabalhar com os Estados Unidos para manter e fortalecer nosso diálogo."

Por sua parte, Clinton também elogiou a qualidade desse encontro, referindo-se às iniciativas conjuntas e destacou os esforços de socorro em caso de catástrofe ou epidemia como um "sinal importante de que os Estados Unidos e a China não apenas podem trabalhar, como trabalharão juntos na Ásia".

As ambições territoriais de Pequim no Mar da China Meridional estão no centro desta cúpula, durante a qual o sudeste asiático - incluindo vários aliados importantes dos americanos - defende uma resolução multilateral das questões regionais frente a Pequim.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Polônia elegerá presidente que abrirá caminho para Tusk ou complicará seu mandato

Após reunião com países europeus, Irã reafirma interesse em negociar programa nuclear com os EUA

SOS Méditerranée resgata mais de 270 migrantes na Tunísia

Mais de mil pessoas são evacuadas por fortes chuvas na Argentina