Mundo

China destitui Bo Xilai, chefe do PC em Chongqing

Bo Xilai teve a carreira abalada em fevereiro passado, com a queda de seu adjunto

Ele pretendia reviver em Chongqing o ideal revolucionário mais de 30 anos após a morte de Mao Tse Tung (Feng Li/Getty Images)

Ele pretendia reviver em Chongqing o ideal revolucionário mais de 30 anos após a morte de Mao Tse Tung (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 07h56.

Pequim - Bo Xilai, o polêmico chefe do Partido Comunista do município autônomo de Chongqing, uma das maiores cidades da China, foi destituído do cargo, informou nesta quinta-feira a agência Nova China.

Bo Xilai, que ambicionava entrar no Comitê Permanente do Bureau Político do Partido Comunista Chinês (PCC), teve a carreira abalada em fevereiro passado, com a queda de seu adjunto.

O carismático Bo Xilai foi substituído por Zhang Dejiang, um vice-premier considerado conservador. A decisão de nomeá-lo foi tomada pelo Comitê Central do PCC, informou a Nova China um dia após a plenária anual do Parlamento.

Bo Xilai ficou conhecido por ser o arquiteto da espetacular transformação de Chongqing, uma cidade de 33 milhões de habitantes convertida em importante centro econômico da China e apresentada como a maior megalópole do planeta.

Ex-ministro do Comércio, Bo Xilai liderou uma vigorosa campanha contra as máfias em Chongqing, onde pretendia reviver o ideal revolucionário mais de 30 anos após a morte de Mao Tse Tung.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaChinaComunismoCensuraOposição política

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk