Mundo

Caminhão chega à fronteira mas não consegue ultrapassar barreira militar

Veículos abastecidos com doações partiram de Boa Vista, capital de Roraima, em direção a Pacaraima no início da manhã

Caminhão que transporta ajuda humanitária cruzou a fronteira do Brasil com a Venezuela, mas não a barreira militar (Ricardo Moraes/Reuters)

Caminhão que transporta ajuda humanitária cruzou a fronteira do Brasil com a Venezuela, mas não a barreira militar (Ricardo Moraes/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de fevereiro de 2019 às 15h41.

Brasília - Um caminhão que transporta ajuda humanitária cruzou no sábado a fronteira do Brasil com a Venezuela, mas não atravessou a barreira militar do país vizinho.

O veículo carregado com medicamentos e alimentos estaria em território venezuelano, mas ainda não na alfândega daquele país, segundo uma testemunha da Reuters.

Em vídeo distribuído pelo Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, chegou a comemorar o fato de o caminhão ter ultrapassado a fronteira com a Venezuela.

"Há poucos minutos tivemos a notícia de que o primeiro caminhão com ajuda humanitária brasileira e americana cruzou a fronteira, entrou no território venezuelano, agora está se vendo como vai se ver o descarregamento do caminhão, mas o primeiro caminhão já está em território venezuelano", disse.

"Esperamos que essa ajuda chegue efetivamente ao povo venezuelano, que essa ajuda seja a primeira gota de um oceano de ajuda que entrará na Venezuela em benefício da restauração democrática daquele país", completou ele, que está em Pacaraima, Roraima, participando da operação de ajuda.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroJuan Guaidó

Mais de Mundo

Trump assina ordem para reduzir tarifa da China sobre fentanil para 10%

'Não quero que chegue a uma invasão', diz Lula sobre crise EUA e Venezuela

'48 reais por dia': extorsão dispara no Peru e motiva onda de protestos

EUA coletarão biometria de estrangeiros na chegada e saída do país; veja regras