Mundo

Cameron cria "unidade do Brexit" para preparar negociações

Cameron presidiu hoje a primeira reunião do governo depois do referendo, na qual abordou o resultado dessa consulta


	David Cameron: esta unidade deverá assessorar o novo primeiro-ministro a partir de outubro
 (Stefan Wermuth / Reuters)

David Cameron: esta unidade deverá assessorar o novo primeiro-ministro a partir de outubro (Stefan Wermuth / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2016 às 10h48.

Londres - O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, criou uma "unidade do Brexit" a fim de preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE, após o referendo de quinta-feira, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

Cameron presidiu hoje a primeira reunião do governo depois do referendo, na qual abordou o resultado dessa consulta e foi acordado criar este novo organismo, que será formado por funcionários e presidido pelo deputado conservador Oliver Letwin.

Esta unidade deverá assessorar o novo primeiro-ministro a partir de outubro, quando Cameron deixará previsivelmente o Executivo, como o anunciou na sexta-feira passada após o triunfo dos partidários do "Brexit".

Letwin terá a missão de coordenar os diferentes pontos de vista dos departamentos do governo sobre os novos passos a seguir para iniciar as negociações sobre este processo, indicou uma porta-voz da residência da Downing Street.

Esta equipe não terá poder de decisão sobre a futura relação do Reino Unido com a UE, especificou a fonte, por isso que será meramente consultiva.

Para iniciar as negociações, Londres deve comunicar à UE que ativa o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece o processo de negociação, cujo período é de dois anos, mas até o momento o objetivo do governo é esperar até outubro.

Cameron anunciou na sexta-feira sua intenção de renunciar antes da realização - no começo de outubro- do congresso anual do Partido Conservador, que se desenvolverá na cidade inglesa de Birmingham e para quando a formação no poder já terá um novo líder e, portanto, um novo primeiro-ministro.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoBrexitDavid Cameron

Mais de Mundo

Von der Leyen e outros líderes europeus acompanharão Zelenski em sua reunião com Trump

Chuvas de monções no Paquistão deixam mais de 350 mortos em 48 horas

Rússia lança 505 ataques em Zaporizhzhya um dia após cúpula Trump-Putin

Recepção calorosa de Trump a Putin preocupa ucranianos em meio à pouca esperança de paz