Mundo

Bill Ackman e Kanye West pedem reconciliação entre Trump e Elon Musk nas redes

Com tensão crescente entre o presidente e o bilionário, Ackman pede “paz pelo bem do país” e Ye declara amor aos dois

Publicado em 6 de junho de 2025 às 08h56.

O investidor bilionário Bill Ackman e o artista Ye, antes conhecido como Kanye West, usaram o X para tentar apaziguar os ânimos entre dois dos nomes mais poderosos dos Estados Unidos: Donald Trump e Elon Musk. A tentativa pública de reconciliação veio após uma briga entre o presidente americano e o CEO da Tesla.

Na quinta-feira, 5, Trump e Musk trocaram farpas em seus perfis oficiais. Musk criticou duramente o novo pacote de gastos do governo, apelidando a proposta de "Big Ugly Spending Bill" (monstruoso projeto de gastos públicos, em tradução livre). Ele havia deixado recentemente o cargo que ocupava no Departamento de Eficiência Governamental (Doge), criado por Trump em seu segundo mandato.

Em resposta, o republicano disse que o empresário sofre de “síndrome de rejeição a Trump” e saiu em defesa de sua política fiscal durante um evento oficial e também em seu perfil no Truth Social.

O rompimento marca o fim de uma aliança que começou logo após o atentado sofrido por Trump em julho, durante um comício. Musk o apoiou publicamente e chegou a acompanhá-lo na comemoração da vitória eleitoral em Mar-a-Lago, além de frequentar a Casa Branca ao lado do filho, X Æ A-XII. Em novembro, Trump chegou a anunciar Musk como chefe do recém-criado Doge, com a missão de cortar gastos federais.

Com a crise, Ackman publicou um apelo direto para os dois: “Eu apoio @realDonaldTrump e @elonmusk, e eles deveriam fazer as pazes pelo bem do nosso grande país. Somos muito mais fortes juntos do que separados”, escreveu o gestor da Pershing Square em um post fixado no topo de seu perfil. Musk respondeu: “Você não está errado”.

Já Ye adotou um tom mais emocional: “Por favooooor, nãoooo. A gente ama muito vocês dois”, escreveu, junto de um emoji de abraço.

Acompanhe tudo sobre:Kanye WestDonald TrumpElon MuskTwitter

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza