Mundo

Banco Mundial promete US$ 200 bilhões para combater mudanças climáticas

O pacote pretende construir sistemas de proteção social contra a mudança climática em 40 países e financiar investimentos em agricultura em 20 países

BM: 100 cidades vão receber ajuda para alcançar um planejamento urbano de baixa emissão de carbono (Kacper Pempel/Reuters)

BM: 100 cidades vão receber ajuda para alcançar um planejamento urbano de baixa emissão de carbono (Kacper Pempel/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 10h35.

Washington - O Banco Mundial (BM) anunciou neste domingo um plano de investimento de US$ 200 bilhões para combater a mudança climática entre 2021 e 2025, um número que duplica a quantidade do período anterior.

O órgão com sede em Washington detalhou que este programa, cujo anúncio coincidiu com o início da Cúpula do Clima da Polônia, pretende "reconhecer o impacto da mudança climática na vida das pessoas", especialmente nos países mais pobres do mundo e em desenvolvimento.

"A mudança climática é uma ameaça existencial para os mais pobres e vulneráveis do mundo. Estes novos objetivos demonstram o quanto seriamente estamos levando esta questão", afirmou em comunicado o presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim.

Nessa nota, Kim pediu à comunidade global que tome mais ações contra a mudança climática.

O pacote anunciado pelo BM tem o objetivo de construir sistemas de proteção social contra a mudança climática em 40 países e financiar "investimentos em agricultura inteligente" em 20 países.

Além disso, pretende ajudar cem cidades para que alcancem um planejamento urbano "sustentado e de baixa emissão de carbono" e um desenvolvimento orientado ao trânsito, entre outras iniciativas.

O BM contribuirá com a metade dos fundos do plano, enquanto o resto será arrecadado pela Corporação Financeira Internacional, pela Agência Multilateral de Garantia de Investimentos e recursos de capital privado.

O anúncio do BM coincide com o início da Cúpula do Clima (COP24), que começou neste domingo em Katowice (Polônia) com a missão de encontrar as fórmulas para implementar o Acordo de Paris de 2015, que pede para se frear o aquecimento global baixando de forma drástica as emissões poluentes.

Acompanhe tudo sobre:Banco MundialMudanças climáticasONU

Mais de Mundo

Reforma de avião oferecido pelo Qatar a Trump custará centenas de milhões de dólares

Exército entrará em Gaza com 'força total' nos próximos dias, diz Netanyahu

Ameaça de bomba suspende operações no segundo maior aeroporto da Bélgica

CPI: inflação dos EUA fica estável em mês que Trump lançou tarifaço