Mundo

Banco Goldman Sachs projeta recessão na zona do euro

O crescimento do PIB na região foi reduzido para 0,1% em 2012, de 1,2%

O Goldman Sachs também alertou que a crise da dívida afetará mais duramente o crescimento da zona do euro (Arquivo/Getty Images)

O Goldman Sachs também alertou que a crise da dívida afetará mais duramente o crescimento da zona do euro (Arquivo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 09h36.

Londres - O banco norte-americano Goldman Sachs afirmou que a zona do euro deverá registrar "leve recessão" a partir do quarto trimestre deste ano e no primeiro trimestre do ano que vem. A instituição reduziu sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região para 0,1% em 2012, da leitura anterior de 1,2%.

Segundo o banco, a incerteza sobre a situação da dívida soberana europeia está apertando as condições de crédito nos países periféricos do grupo e levando as principais economias da região a adiarem decisões de investimentos.

O Goldman Sachs também alertou que a crise da dívida afetará mais duramente o crescimento da zona do euro, ao mesmo tempo em que deverá ter repercussões substanciais em outras economias que não integram o grupo.

O banco reduziu também a previsão para o crescimento do PIB do Reino Unido para 1,1% em 2011 e 1,0% em 2012, da leitura anterior de 1,4% e 2,3%, respectivamente. O Goldman afirmou, no entanto, que o país deverá evitar uma recessão, "mas apenas por enquanto".

Hoje também, a entidade anunciou que diminuiu sua projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2011 e 2012. A instituição projeta agora que o Produto Interno Bruto brasileiro terá expansão de 3,5% em 2011 e 3,3% em 2012, ante projeção anterior de 3,7% e 3,8%, respectivamente. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Bancosbancos-de-investimentoCrise econômicaCrises em empresasEmpresasEmpresas americanasEuropaGoldman SachsUnião Europeia

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento