Mundo

Arcebispo de Glasgow sucede temporariamente cardeal escocês

A nomeação é temporária, até que o Vaticano designe o sucessor definitivo de Keith O'Brien


	O cardeal católico Keith O'Brien: ele renunciou depois de ter sido acusado de "comportamento inadequado" contra outros religiosos
 (Jeff J Mitchell/Getty Images)

O cardeal católico Keith O'Brien: ele renunciou depois de ter sido acusado de "comportamento inadequado" contra outros religiosos (Jeff J Mitchell/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 13h50.

Londres - O arcebispo de Glasgow, Philip Tartaglia, assumirá a Arquidiocese de St. Andrews e Edimburgo (Escócia) após a renúncia do cardeal Keith O'Brien, que foi acusado de "comportamento inadequado" contra outros religiosos.

Segundo informou nesta quarta-feira a Igreja Católica da Escócia, a nomeação do arcebispo de Glasgow é temporária, até que o Vaticano designe o sucessor definitivo de O'Brien.

Ao saber da designação, Tartaglia disse que estes "são momentos dolorosos e penosos para a arquidiocese", e acrescentou que espera fazer "o melhor" até "a "designação do novo arcebispo".

O'Brien, de 74 anos, era a figura mais velha da Igreja Católica no Reino Unido e seria o único representante britânico no conclave para escolher o novo papa após a saída de Bento XVI.

O papa aceitou a renúncia de O'Brien do arcebispado depois do vazamento, na semana passada, de que três sacerdotes e um ex-sacerdote se queixaram no Vaticano de uma suposta conduta indevida praticada pelo religioso nos anos 80. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoIgreja CatólicaCatólicos

Mais de Mundo

Lula embarca para Nova York e abre Assembleia da ONU em meio a tarifaço dos EUA

'Crise entre Brasil e EUA não tem solução de curto prazo', diz diretora de instituto em Washington

Trump emite vaga ameaça contra Afeganistão por base aérea de Bagram

Venezuela treina militarmente civis diante de possível ataque dos EUA