Mundo

Aprovada nova Constituição egípcia com 98,1% dos votos

Resultado é considerado pelo governo militar uma legitimação popular da derrubada do presidente islâmico Mohamed Mursi


	Oficial conta os votos do referendo: O atual homem forte do Egito, general Abdel Fattah al-Sissi, disse que se o resultado do referendo fosse "sim" ele candidataria à eleição presidencial de 2014
 (Reuters/Mohamed Abd El Ghany)

Oficial conta os votos do referendo: O atual homem forte do Egito, general Abdel Fattah al-Sissi, disse que se o resultado do referendo fosse "sim" ele candidataria à eleição presidencial de 2014 (Reuters/Mohamed Abd El Ghany)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2014 às 14h45.

O 'Sim' venceu por 98,1%, com 38,6% de participação, o referendo constitucional no Egito, anunciou neste sábado a comissão eleitoral, em um resultado considerado pelo governo militar uma legitimação popular da derrubada do presidente islâmico Mohamed Mursi.

O governo estabelecido pelos militares tinha anunciado que consideraria como uma vitória uma taxa de participação superior à do referendo constitucional de 2012, quando Mursi estava no poder (32,9%). Segundo as Forças Armadas, essa "vitória" justificaria nas urnas a destituição e detenção do primeiro presidente eleito de forma democrática no Egito. Os militantes favoráveis a Mursi acusam os militares de terem dado um "golpe de Estado" no dia 3 de julho.

O novo e popular homem forte do Egito, general Abdel Fattah al-Sissi, tinha vinculado seu destino à participação nesse referendo, realizado na terça e na quarta-feira, anunciando três dias antes da votação que se candidataria à eleição presidencial de 2014 "se o povo pedir".

A consulta popular se transformou então em um plebiscito, em plena onda de repressão contra os partidários de Mursi, sobretudo a Irmandade Muçulmana.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoMohamed MursiPolíticos

Mais de Mundo

Congresso americano aprova cortes de US$ 9 bilhões em ajuda externa e para mídia pública

Raios deixam pelo menos 33 mortos na Índia

Acidente em mina de ouro deixa 18 pessoas soterradas na Colômbia

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'