Mundo

Alemanha alerta que cabe ao Reino Unido fazer Brexit avançar

País europeu também alertou que "o tempo está acabando" para Londres negociar o acordo que busca

Steffen Seibert: porta-voz do governo alemão exortou o Reino Unido a agir antes de uma cúpula da UE em dezembro (Johannes Eisele/AFP/AFP)

Steffen Seibert: porta-voz do governo alemão exortou o Reino Unido a agir antes de uma cúpula da UE em dezembro (Johannes Eisele/AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 11h18.

Berlim - Cabe ao Reino Unido fazer as conversas sobre a saída britânica da União Europeia avançar, disse a Alemanha nesta sexta-feira, alertando que "o tempo está acabando" para Londres negociar o acordo que busca.

Um dia depois de o negociador do bloco europeu, Michel Barnier, dizer que as conversas travaram por questões financeiras e que não podem progredir para debates sobre os laços comerciais futuros, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, exortou o Reino Unido a agir antes de uma cúpula da UE em dezembro.

Os líderes do bloco discutirão o Brexit neste encontro, disse Seibert. "Isto significa que ainda está nas mãos do Reino Unido decidir se haverá progresso suficiente para que a segunda fase das negociações possa ser iniciada".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse ao Parlamento na segunda-feira que cabe à UE levar as conversas para a próxima fase, afirmando que "a bola está no campo deles".

Mas, nesta sexta-feira, seu porta-voz disse que ela pode ter "mais a dizer" sobre o acordo financeiro em uma reunião da UE na semana que vem.

O maior grupo industrial da Alemanha aconselhou empresas ativas no Reino Unido a se prepararem para um "Brexit muito duro", já que Londres carece de uma estratégia clara.

A chanceler alemã, Angela Merkel, diz que Londres não deveria esperar um acordo especial e que é mais importante manter os 27 países-membros restantes unidos.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoAlemanhaBrexitUnião Europeia

Mais de Mundo

Gigante russa do petróleo planeja vender ativos após sanções

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia