Mundo

Al-Qaeda emite ultimato de 5 dias a adversários jihadistas

O líder da Al-Qaeda confirmou no início de fevereiro a ruptura com o EIIL, a quem ordenou que abandonasse a Síria


	Pessoas protestam: a rebelião na Síria acusa o EIIL de tentar impor sua vontade de maneira hegemônica e de aplicar métodos brutais contra os civis (AFP)

Pessoas protestam: a rebelião na Síria acusa o EIIL de tentar impor sua vontade de maneira hegemônica e de aplicar métodos brutais contra os civis (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 22h33.

Beirute - A Frente Al Nosra, braço oficial da Al-Qaeda na Síria, emitiu ante um tribunal religioso um ultimato de cinco dias dirigido a seus adversários jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL) para solucionar seu sangrento conflito, que já dura dois meses.

O requerimento de arbitragem aconteceu dois dias depois da morte de um comandante de una brigada islamita, Abu Khaled al Suri, amigo do chefe da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri.

Os rebeldes acusam o EIIL de tê-lo matado. O chefe da Al Nosra, Abu Mohamad al Kholani, anunciou que lutariam contra este grupo na Síria e, inclusive, no Iraque, se rejeitassem a arbitragem religiosa.

"Esperamos uma resposta nos cinco dias posteriores ao upload na rede desta gravação. Se rejeitarem-na, centenas de membros da Umma (comunidade de fieis muçulmanos) lutarão contra (sua) ideologia ignorante e agressiva, inclusive no Iraque", afirmou Al Jolani.

A rebelião na Síria acusa o EIIL, vinculado em sua origem à Al-Qaeda, de tentar impor sua vontade de maneira hegemônica e de aplicar métodos brutais contra os civis.

O líder da Al-Qaeda confirmou no início de fevereiro a ruptura com o EIIL, a quem ordenou que abandonasse a Síria, e designou a Al Nosra como sua filial oficial neste país.

As relações entre a Al Nosra e o EIIL, ambos sunitas e contrários ao regime de Bashar al Assad, se deteriorou nas últimas semanas, com enfrentamentos entre os dois grupos, especialmente na província petroleira de Deir Ezzor.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaEstado IslâmicoIraqueIslamismoSíriaSunitasTerrorismo

Mais de Mundo

Dalai Lama reza pela paz e a compaixão no aniversário de 90 anos

Rússia reivindica controle de duas localidades no leste da Ucrânia

Desabamento de edifício no sul do Paquistão deixa 27 mortos

Texas procura meninas desaparecidas após enchentes que deixaram 50 mortos