Mundo

Aiatolá pede que Parlamento aja com rapidez por novo governo

Aurotidade religiosa instou o Parlamento a se reunir logo, já que a corte federal do Iraque ratificou esta semana os resultados da eleição


	Iraque: políticos estão divididos sobre se realizam reunião em momento de guerra contra sunitas
 (AFP)

Iraque: políticos estão divididos sobre se realizam reunião em momento de guerra contra sunitas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2014 às 08h47.

Bagdá - O grão-aiatolá Ali Sistani pediu nesta sexta-feira que o Parlamento recém-eleito comece a trabalhar e inicie sem demora o processo de formação do novo governo.

O sermão de Sistani, mais alta autoridade religiosa dos muçulmanos xiitas iraquianos, foi lido por seu representante no santuário Imã Hussein, em Karbala. Ele instou o Parlamento a se reunir logo, já que a corte federal do Iraque ratificou esta semana os resultados da eleição.

"A corte federal ratificou os resultados das eleições e há prazos, de acordo com a Constituição, para realizar a sessão do novo Parlamento que escolherá o presidente (do Legislativo), o presidente do país e o primeiro-ministro, e também formar o novo governo", disse.

"É muito importante se comprometer com esses prazos e não violá-los." De acordo com a Constituição, a primeira sessão do Parlamento deveria ser realizada no prazo de 15 dias após a ratificação dos resultados. No entanto, os blocos políticos iraquianos estão divididos sobre se realizam a reunião num momento de guerra contra militantes sunitas, os quais assumiram o controle de Mosul e outras cidades do norte na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaIraqueCrise política

Mais de Mundo

Casal é preso na Argentina após mostrar quadro roubado por nazista em anúncio na internet

Impedido de ir aos EUA, presidente da Autoridade Palestina pede ações da ONU contra Israel

Brasil e Uruguai criam mesa-redonda para enfrentar trabalho infantil na fronteira

Kubuqi: deserto chinês vira polo de energia solar em meio à transição energética