Mundo

24 consulados estão disponíveis para brasileiros nos EUA

Brasileiros que viajam para cidades norte-americanas terão à disposição nove consulados permanentes e mais 15 honorários a partir de hoje

Las Vegas é uma das cidades que recebeu um novo consulado, assim como Phoenix, Alabama, Cincinnati, Norfolk, Nova Orleans, Honolulu, Salt Lake City, San Diego, Boca Raton, Jackson, Menphis, Filadélfia, Hamilton e Seattle (Getty Images)

Las Vegas é uma das cidades que recebeu um novo consulado, assim como Phoenix, Alabama, Cincinnati, Norfolk, Nova Orleans, Honolulu, Salt Lake City, San Diego, Boca Raton, Jackson, Menphis, Filadélfia, Hamilton e Seattle (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 11h08.

Brasília - Os brasileiros que moram nos Estados Unidos e aqueles que pretendem viajar para cidades norte-americanas terão à disposição nove consulados permanentes e mais 15 honorários a partir de hoje (30). Os novos consulados estão localizados em diferentes regiões do país, mas principalmente nas áreas de imigração, inclusive no Arizona e Alabama, cujo rigor na entrada de estrangeiros é maior.

A portaria do Ministério das Relações Exteriores atualizando a situação consular no território norte-americano está publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União. A medida entra em vigor no mesmo dia em que a Embaixada dos Estados Unidos mudou o sistema de concessão de vistos para brasileiros. As iniciativas fizeram parte das negociações da presidenta Dilma Rousseff e do presidente norte-americano, Barack Obama, no começo deste mês, quando se reuniram em Washington.

Além de Phoenix, no Arizona, e Birmingham, no Alabama, os demais 13 consulados honorários estão localizados em Cincinnati, Norfolk, Nova Orleans, Honolulu, Salt Lake City, San Diego, Las Vegas, Boca Raton, Jackson, Menphis, Filadélfia, Hamilton e Seattle.
Algumas dessas cidades estão em regiões de concentração de brasileiros, como Cincinnati, Phoenix e San Diego. Porém, Norfok, que é uma área de porto, também costuma atrair imigrantes, assim como as cidades do Sul dos Estados Unidos – Birmingham, Boca Raton, Jackson e Menphis –, pois é área fronteiriça com o México.

Nos próximos dias, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deve retornar aos Estados Unidos para mais um ciclo de negociações. A primeira etapa de conversas foi concluída nos dias 9 e 10, quando Dilma foi ao país.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)DiplomaciaBrasil-EUA

Mais de Mundo

Governo Trump declara cidades dos Estados Unidos como zona de guerra

Marco Rubio se diz otimista sobre negociações para libertar reféns em Gaza

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters