Marketing

Lançamentos de embalagens caem em 2011

Reflexo da tragédia no Japão, que em 2010 ocupava o quarto lugar do ranking, levou o país a cair para a oitava posição

Bunge cria embalagem biodegradável para margarina (Clovis Ferreira/Divulgação)

Bunge cria embalagem biodegradável para margarina (Clovis Ferreira/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2011 às 15h07.

São Paulo - Os lançamentos mundiais de embalagem tiveram redução de 4,89% no primeiro trimestre de 2011. É o que indica um levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos de Embalagem ESPM, utilizando as ferramentas GNPD Global New Products Database, da Mintel, e Euromonitor. No Brasil, a queda foi ainda mais expressiva, chegando a 11,96% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março foram lançadas 66.615 embalagens, contra 66.885 nos mesmos meses de 2010.

O reflexo da tragédia no Japão, que em 2010 ocupava o quarto lugar do ranking, levou o país a cair para a oitava posição. O Canadá foi o destaque, saltando da sétima posição em 2010 para a quarta em 2011. A China também se recuperou e subiu do nono lugar, no ano passado, para o sétimo. Já o Brasil avançou uma posição, passando para a quinta colocação, enquanto Índia também apresentou um desempenho favorável, garantindo a sexta posição. A liderança continua sendo dos Estados Unidos e aparecem ainda Reino Unido (2º), Alemanha (3º), França (9º) e Espanha (10º)

Entre as categorias que mais lançaram ou renovaram embalagens, produtos para os lábios, produtos para o rosto e biscoitos doces continuam sendo as três principais, mantendo suas posições nos últimos cinco anos. Produtos para o corpo, que estava na quarta colocação em 2010, deu lugar a esmalte para as unhas. Já produtos de carne voltaram para o ranking, após dois anos fora.

“Os lançamentos indicam que a carne processada, preparada e embalada vem ganhando maior presença devido ao aumento no consumo de alimentos prontos e sanduíches”, explica Fabio Mestriner, Professor Coordenador do Núcleo de Estudos de Embalagem ESPM. No Brasil, a categoria com maior número de lançamentos foi produtos para o corpo, enquanto biscoitos doces, que ocupava a segunda posição até o ano passado, caiu para o oitavo lugar.

Assim como é visto globalmente, no mercado nacional, os cosméticos dominam o ranking, com oito posições entre as 10 principais categorias. Em relação às marcas que mais lançaram produtos, a Jequiti é a líder. Aparecem ainda Avon, Nasha Cosméticos, Nestlé, Procter & Gamble, Feito Brasil Cosméticos Artesanais, Unilever, Natura, Cooperativa de Consumo e Procosa Produtos de Beleza.

Acompanhe tudo sobre:Lançamentosestrategias-de-marketingEmbalagens

Mais de Marketing

Filme de Taylor Swift faz R$ 245 milhões em 3 dias e tem recorde de anunciantes

A aposta da Puma no 'esporte fitness que mais cresce no mundo'

OpenAI aposta em narrativa humana na maior campanha global do ChatGPT

Skincare de luxo ganha força com ativações na Paris Fashion Week