Invest

FGTS na Eletrobras (ELET6) vale a pena? Veja resposta de analista

[Conteúdo Vitreo] O governo federal liberou o uso de até 50% do FGTS para comprar ações da Eletrobras — veja se o investimento é uma boa ideia

O governo liberou o uso de até 50% do FGTS para comprar ações da Eletrobras — veja se o investimento é uma boa ideia (Reprodução/Shutterstock)

O governo liberou o uso de até 50% do FGTS para comprar ações da Eletrobras — veja se o investimento é uma boa ideia (Reprodução/Shutterstock)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2022 às 19h07.

Última atualização em 2 de junho de 2022 às 10h16.

Este conteúdo é patrocinado e apresentado por Vitreo

O governo federal decidiu liberar até 50% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que investidores possam comprar ações da Eletrobras (ELET6), após ter sido anunciada a privatização da estatal brasileira de energia elétrica.

Com a emissão de novas ações, o governo deixa de ser o acionista majoritário da companhia, tendo a participação reduzida de 70% para 45% do capital votante.

Os investidores pessoas físicas interessados em participar do processo de privatização deverão fazer o pedido de reserva das ações entre os dias 3 e 8 de junho. Ao todo, a oferta deve movimentar R$ 30 bilhões.

No entanto, a pergunta que fica para os investidores é a seguinte: vale a pena mexer no FGTS e investir na Eletrobras?

Para ter essa resposta, é preciso levar muitos fatores em consideração. Se você está por dentro do histórico da companhia elétrica, deve saber que a tentativa de privatizá-la não vem de hoje. Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e Michel Temer foram alguns dos presidentes que tentaram desestatizar a Eletrobras.

Agora, a estatal deverá ser a maior empresa pública vendida em mais de 20 anos, desde a privatização da Telebras, no fim da década de 1990. Ao deixar de ser controlada pelo governo, a elétrica terá liberdade para investir e atrair investidores, não dependendo mais do orçamento do governo, que fica mais apertado a cada ano.

Por outro lado, é preciso lembrar que as melhorias não virão do dia para a noite e, apesar da maior probabilidade de que elas aconteçam, não há garantias de que vão ocorrer.

É por isso que eu sugiro que você entenda o que está em jogo para a Eletrobras antes de sair investindo o seu FGTS. Até porque, embora a rentabilidade do fundo de garantia seja pífia, de 3% ao ano +TR, há um risco em colocá-lo em renda variável.

Resta saber se esse risco compensa o retorno do investimento. A seguir, trago a você os prós e os contras de usar o seu fundo trabalhista para comprar ações ELET6:

Prós para investir na Eletrobras

O que vem chamando a atenção dos investidores em investir o dinheiro do FGTS nas ações da Eletrobras é a possibilidade de fazê-lo render mais. Atualmente, o fundo de garantia tem um rendimento de 3% ao ano + TR, que é a Taxa Referencial.

Para alguns analistas, há boas chances de que as ações da Eletrobras venham a bater a rentabilidade do FGTS. E, como se não bastasse, a estatal encontra-se em um setor muito vantajoso do ponto de vista dos investimentos.

Por ser do segmento de energia elétrica, ela tem no seu DNA o pagamento de bons dividendos aos acionistas. De acordo com estimativas de analistas do mercado, o dividend yield estimado da companhia para os próximos exercícios é de mais de 5% ao ano.

Além disso, como já foi dito, há uma perspectiva de valorização para os papéis da Eletrobras no longo prazo. Com o governo deixando de ser o acionista majoritário, a companhia terá meios de buscar lucro.

Para você ter uma ideia, a Eletrobras já esteve em maus lençóis na década passada devido às interferências do governo federal. Em troca da antecipação de algumas usinas elétricas, a companhia aceitou vender energia a preço de custo, como uma tentativa de reduzir as tarifas de energia elétrica para o consumidor final.

O resultado? Uma empresa endividada, que não dava lucro e com grandes prejuízos. Mas agora, na avaliação do mercado, isso tudo pode melhorar. A única questão é: quando?

Contras

Como já foi dito, há um problema em investir nas ações da Eletrobras neste momento, pois não se sabe se a empresa de fato conseguirá se recuperar. Apesar de existirem grandes expectativas, a verdade é que ninguém sabe do futuro.

O que o investidor deve estar ciente é que, mesmo que a companhia tenha melhorias importantes, elas não acontecerão de um dia para o outro. Será preciso muito tempo e trabalho duro da nova gestão para chegar lá.

No meio do caminho, pode acontecer de a nova gestão não conseguir levar adiante as melhorias, ou mesmo o processo de privatização, que pode emperrar por conta de interesses políticos. O que afetaria drasticamente o valor das ações e, consequentemente, o seu bolso.

Ademais, é importante lembrar que estamos falando de um investimento em renda variável como outro qualquer. Ou seja, existem riscos nessa história, sobretudo se levarmos em conta o momento delicado pelo qual a bolsa brasileira está passando agora.

É por isso que não cabe a mim responder se é ou não hora de investir nas ações da Eletrobras. Ao invés disso, eu passo a bola para o Ruy Hungria, analista de ações da maior casa de análise financeira independente do país, a Empiricus.

O Ruy vem acompanhando os desdobramentos da privatização da Eletrobras mais de perto e já formou uma opinião sobre o assunto. Em um relatório gratuito, ele analisou detalhadamente o momento da companhia e deu o veredito sobre usar o FGTS para investir.

[RELATÓRIO GRATUITO] SAIBA SE É UMA BOA IDEIA USAR O FGTS PARA COMPRAR AÇÕES DA ELETROBRAS

Download gratuito — este relatório responde se vale a pena usar o FGTS para comprar ações ELET6

Neste relatório gratuito, Ruy Hungria diz se você deveria ou não apostar nos papéis ELET6. Lá, ele explica qual é o momento da companhia e se, levados todos os pontos acima em consideração, vale a pena usar o FGTS para investir.

Pode ficar tranquilo, pois acessar o relatório é grátis. Nenhum centavo será cobrado para que você possa ler a tese completa sobre a Eletrobras.

O pedido para investir nas ações ELET6 está se aproximando e será no dia 3 de junho, sexta-feira. Por isso, eu recomendo que você consulte alguém que esteja devidamente inteirado sobre a companhia antes de tomar uma decisão tão importante.

Veja bem: por mais que pareça tentador abrir o seu aplicativo do FGTS e solicitar o pedido de reserva sem pensar duas vezes, é preciso ter prudência quando estamos falando de investimentos. Esse dinheiro pode te fazer falta lá na frente…

Sendo assim, sugiro que dê pelo menos uma “espiada” no que o Ruy tem a dizer no relatório gratuito que escreveu. Você não tem nada a perder e, dentro de poucos minutos, terá a resposta se esse é um investimento que vale a pena ou não:

[RELATÓRIO GRATUITO] SAIBA SE É UMA BOA IDEIA USAR O FGTS PARA COMPRAR AÇÕES DA ELETROBRAS

Este conteúdo é patrocinado e apresentado por Vitreo

Acompanhe tudo sobre:EletrobrasAçõesDividendosFGTSELET6nenhum

Mais de Invest

Buffett encerra participação na chinesa BYD após 17 anos de investimento

Ouro bate novo recorde com investidores de olho em cortes de juros nos EUA

Japão na mira de Buffett: investidor amplia participação em um dos maiores conglomerados do país

Techs despencam na Índia e Europa abre em queda com pressão sobre montadoras