Invest

Pagamento do IPVA com desconto de 5% começa em São Paulo

Quem optou pelo parcelamento do IPVA, em até cinco vezes, também deve pagar a primeira parcela no mês de fevereiro; veja calendário

São Paulo:  Quem deixar de pagar o IPVA será multado (Andrew Harrer/Bloomberg News/Bloomberg)

São Paulo: Quem deixar de pagar o IPVA será multado (Andrew Harrer/Bloomberg News/Bloomberg)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 1 de fevereiro de 2022 às 07h22.

Em São Paulo, quem não pagou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 com desconto de 9% em janeiro terá uma nova oportunidade. A partir de fevereiro, o desconto oferecido pelo governo é de 5% para o pagamento à vista do imposto.

Quem optou pelo parcelamento do IPVA, em até cinco vezes, também deve pagar a primeira parcela neste mês. A resolução, com a tabela dos valores venais dos mais de 12 mil diferentes modelos e versões de veículos, pode ser consultada no site do Imprensa Oficial.

EXAME lança e-book gratuito com 30 formas práticas de ter renda extra: baixe agora mesmo.

O prazo para os carros com placas final 1 termina no dia 10. Assim, o proprietário do veículo poderá pagar o IPVA à vista, com desconto de 5%, ou pagar a primeira parcela. No dia 11 de fevereiro, o prazo é para os carros com placa final 2. Já no dia 12 de fevereiro, é praz para os carros com placa final 3. Veja calendário abaixo:

 

Como pagar

Para realizar o pagamento do IPVA 2022 o contribuinte deve utilizar um banco credenciado. Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Em nota, o Governo de São Paulo afirmou que as condições e prazos para pagamento do IPVA 2022 visa reduzir o impacto financeiro negativo causado pela pandemia no orçamento do cidadão e na desorganização da economia mundial. Em janeiro, o desconto oferecido ao pagamento à vista do IPVA foi de 9%.

“Devido à alta da inflação e do dólar e da falta de suprimentos para a indústria automobilística, os preços dos veículos subiram. É um dos reflexos da pandemia. Por isso, o Governo de São Paulo ampliou o número de parcelas de pagamento, de três para cinco, e concedeu um desconto maior. É a forma de atenuar a situação”, explicou o Secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles.

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalImpostosIPVA

Mais de Invest

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Nova declaração de cripto não muda tributação, mas aumenta risco de multas

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31