Invest

INSS: com postagens espelhadas dos canais oficiais, perfil falso no Instagram tenta atrair segurados

A página supostamente trata dos descontos indevidos feitos por sindicatos e associações

INSS: Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

INSS: Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de maio de 2025 às 16h05.

Última atualização em 14 de maio de 2025 às 16h14.

Aposentados e pensionistas do INSS mais uma vez são alvo de tentativa de golpes. Dessa vez, um novo perfil falso no Instagram (@assistencia_inss) estaria usando de forma indevida o nome, a identidade visual e outras informações do instituto para atrair segurados. A página supostamente trata dos descontos indevidos feitos por sindicatos e associações.

Segundo o INSS, aposentados e pensionistas não recebem atendimento por meio de redes sociais como Instagram e Facebook ou aplicativo de mensagens como WhatsApp. Por isso, ninguém deve enviar documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por meio desses canais de comunicação, em hipótese alguma, por risco de cair nas garras de golpistas.

"Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site o gov.br/ meuinss , o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135", informou o órgão.

Ainda de acordo com o INSS, o perfil falso tenta atrair os usuários por meio de postagens espelhadas dos canais oficiais do instituto para fisgar os segurados, oferecendo supostas facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos indevidos. Mas trata-se de um golpe.

"O problema começa quando, ao clicar nos links ou iniciar uma conversa direta, o cidadão é induzido a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e até fotos de documentos.

Em muitos casos, esses dados são usados para acessar indevidamente contas vinculadas ao INSS ou até contratar empréstimos consignados em nome das vítimas", declarou o INSS.

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoria pelo INSSINSSgolpes financeiros

Mais de Invest

PIS: Caixa paga R$ 4,5 bi de abono salarial para novo grupo na quinta-feira; veja quem recebe

eToro estreia na Nasdaq e vê ação disparar mais de 40%

Quanto investir em previdência privada para ter uma aposentadoria de R$ 8.000 por mês?

O que é um market maker e qual é o seu papel na liquidez das bolsas?