Minhas Finanças

Existe um limite para a desvalorização de uma ação?

Especialista responde o que acontece quando uma ação negociada na bolsa registra forte queda


	Investidor com cara de dúvida: Especialista explica o que acontece quando uma ação tem forte queda na bolsa
 (ThinkStock/benstevens)

Investidor com cara de dúvida: Especialista explica o que acontece quando uma ação tem forte queda na bolsa (ThinkStock/benstevens)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2015 às 17h28.

Dúvida do internauta: Existe um limite para a desvalorização de uma ação?

Resposta de Lucas Costa*

No mercado de ações não há um limite para a desvalorização de uma ação, apenas um preço mínimo de 1 centavo.

Quando o papel registra queda durante o pregão, a Bovespa pode realizar leilões para que o preço volte a se estabilizar. Quando a ação chega a valer 1 centavo, as empresas, em alguns casos, podem agrupar suas ações.

Pode ocorrer, por exemplo, uma operação na qual cada grupo de 100 ações da empresa se transforma em uma ação apenas e o valor de cada papel é multiplicado por 100. Nesse caso, o número de papéis da empresa passa de cerca de 1,3 milhão para 13 mil, e o valor por ação passa de 1 centavo para 1 real. Assim, a empresa mantém o seu valor de mercado total na bolsa.

O objetivo desta operação é oferecer ao investidor a possibilidade de negociar estes papéis no mercado, já que nas cotações de 1 centavo a relação de oferta e demanda praticamente não existe. Em um primeiro momento, a operação pode ser positiva porque dá maior liquidez a ativos que eram negociados próximos a zero. Mas o que temos visto, na maioria dos casos, é que os grupamentos têm dado espaço para que as ações que atingem o limite da desvalorização voltem a se desvalorizar.

O investidor não precisa saber essas regras a fundo. Por isso é importante que esteja assessorado por um consultor. Quando você compra uma ação está exposto ao risco de ser dono de um negócio. Afinal, quando você adquire o papel de uma empresa, vira sócio. E todo o mundo já viu empresas que se saem bem e outras que nem tanto. Aí é que entra o cuidado na hora de escolher em qual empresa você vai investir. Sempre consulte um especialista de investimentos. 

*Lucas Costa, CPA20, é consultor financeiro especializado em investimento na ANBIMA, e também é responsável pelo desenvolvimento da educação financeira em diversas empresas brasileiras.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-pessoaisaplicacoes-financeirasGuia de Açõesrenda-variavelImigração

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena: veja dezenas sorteadas do concurso 2.924 - prêmio é de quase R$ 18 milhões

Captação de fundos supera resgates em 2025, mas juros altos reduziram apetite do investidor

Regulamentação de ETFs ativos no Brasil deve entrar na agenda de 2026 da Anbima

Como financiar um carro? Especialista responde às dúvidas mais comuns