Minhas Finanças

Caixa lança cartão consignado para aposentados sem anuidade

A taxa de juros será de 2,85% ao mês e o limite de crédito pode ser de até 1,4 vezes o valor do benefício

Agência da Caixa: produto disponível em Brasília deve chegar ao restante do País até o meio do ano (Caixa Econômica/Divulgação)

Agência da Caixa: produto disponível em Brasília deve chegar ao restante do País até o meio do ano (Caixa Econômica/Divulgação)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 16 de abril de 2019 às 15h02.

A Caixa Econômica Federal está lançando um cartão consignado apenas para segurados do INSS. O cartão pode ser usado para compras, disponibiliza até 95% do limite para crédito em conta, não tem cobrança de anuidade e pode ser utilizado no exterior. O produto, entretanto, estará disponível agora só em Brasília, mas deve chegar ao restante do País até o meio do ano.

A taxa de juros será de 2,85% ao mês e o limite de crédito pode ser de até 1,4 vezes o valor do benefício. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, no período de 26 de março a primeiro de abril deste ano, a taxa mensal de juros de crédito consignado no INSS variou de 1,36% (Banco Safra) a 2,13% (Via Certa Seguradora S.A. – CFI), sendo que a taxa da Caixa ficou em 1,68%. Neste tipo de empréstimo, o valor é descontado direto do benefício, o que reduz o risco de inadimplência para o banco.

Segundo a Caixa, será utilizada uma margem consignável específica para o produto de 5% do valor do benefício, que não concorre com o limite de 30% do empréstimo consignado tradicional oferecido pelos bancos. Os segurados do INSS não precisam receber aposentadoria ou pensão na Caixa para pedir o cartão que terá a bandeira Elo.

Para vice-presidente de Produtos de Varejo da Caixa, Julio Cesar Volpp Sierra, o produto foi desenvolvido para um público de 21 milhões de aposentados e pensionistas que não encontra essa solução de crédito no mercado de forma abrangente.

No ato da contratação, o cliente interessado será informado sobre todas as condições de uso do produto, além de ser orientado a pagar o valor total da fatura, como forma de promover a educação financeira dos clientes, incentivando a utilização consciente do crédito.

Outro atrativo criado para o cartão é a oferta do check-up lar, um benefício que permite ao cliente solicitar pequenos reparos domiciliares como chaveiro, troca de lâmpada e conserto de encanamento.

Acompanhe tudo sobre:BancosCartões de créditoCaixaCrédito consignado

Mais de Minhas Finanças

Vistos de Trump exigem milhões por residência nos EUA, mas estão vulneráveis sem aval do Congresso

Entenda como decisão do STF pode impactar valores dos planos de saúde

Mega-Sena: resultado do concurso 2.917; prêmio é de R$ 39 milhões

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe