Mercados

Vale ajuda a amparar movimento de ajuste e ibovespa tem leve alta

A sessão foi marcada ainda pela estreia dos papéis da BR Distribuidora na bolsa, que registraram alta expressiva e movimentaram 766 milhões de reais

Executivos da estatal Petrobras tocam o sino na abertura do mercado na B3 (Paulo Whitaker/Reuters)

Executivos da estatal Petrobras tocam o sino na abertura do mercado na B3 (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 19h13.

São Paulo - O principal índice acionário da B3 fechou em leve alta nesta sexta-feira, com os ganhos da mineradora Vale ajudando a manter o tom positivo e amparando o movimento de ajuste após as quedas nos dois pregões passados.

A sessão foi marcada ainda pela estreia dos papéis da BR Distribuidora na bolsa, que registraram alta expressiva e movimentaram 766 milhões de reais.

O Ibovespa fechou em leve alta de 0,25 por cento, a 72.607 pontos, terminando a semana com perda acumulada de 0,17 por cento.

O giro financeiro somou 17,6 bilhões de reais, inflado pelo leilão programado de compra e venda de ações ordinárias da Itaúsa, que não fazem parte do Ibovespa e fecharam a sessão com um giro financeiro de 4,5 bilhões de reais. O volume também ganhou impulso do rebalanceamento trimestral da carteira do índice global FTSE.

O movimento de ajuste veio após o índice cair nos dois pregões anteriores, pressionado pelo adiamento da votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados para fevereiro 2018. Apesar das dúvidas em relação à capacidade do governo de aprovar a proposta no próximo ano, antes do início do processo eleitoral, a confirmação do adiamento tira uma incerteza que vinha provocando forte volatilidade no mercado.

"A reforma da Previdência era o grande motivador do mercado recentemente e isso acalmou um pouco agora", disse o gerente de renda variável da corretora H.Commcor Ari Santos, acrescentando que a espera pela votação em meio ao recesso no Congresso vai abrir espaço para que o mercado acionário volte a reagir ao noticiário econômico nacional e internacional.

O bom humor em Wall Street, na esteira do otimismo com o avanço da reforma tributária norte-americana, também ajudou a manter o tom positivo do mercado local.

Destaques

- BR DISTRIBUIDORA ON fechou o primeiro dia de negócios B3 com negociada a 16 reais, alta de 6,67 por cento ante a precificação da oferta inicial de ações, de 15 reais. As ações, que não fazem parte do Ibovespa, representaram o maior giro financeiro na bolsa nesta sessão.

- PETROBRAS PN caiu 0,4 por cento e PETROBRAS ON teve alta de 1,58 por cento, em sessão sem viés único para os preços do petróleo no mercado internacional.

- VALE ON ganhou 1,79 por cento, em sessão positiva também para os contratos futuros do minério de ferro na China.

- ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES ON avançou 4 por cento, liderando a ponta positiva do Ibovespa. No radar estava a suspensão pelo Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) por 30 dias todas as demissões de professores feitas pela empresa recentemente.

- RUMO ON caiu 2,07 por cento, liderando a ponta negativa do índice, com receios sobre risco de adiamento no processo de renovação da concessão da Malha Paulista.

Acompanhe tudo sobre:ValeB3Ibovespa

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA