Mercados

IRB Brasil e Omega Geradora estreiam na B3

A precificação das duas companhias, feitas no final da semana passada, ajudou a elevar ainda mais o patamar financeiro das aberturas de capital de 2017

IPO do Carrefour: aberturas de capital podem chegar a 40 bilhões de reais em 2017 (Paulo Whitaker/Reuters)

IPO do Carrefour: aberturas de capital podem chegar a 40 bilhões de reais em 2017 (Paulo Whitaker/Reuters)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 31 de julho de 2017 às 05h50.

Última atualização em 31 de julho de 2017 às 10h49.

O cenário político brasileiro não poderia ser mais incerto, mas os investidores e a bolsa de valores parecem cada vez menos preocupados com isso. Um ponto em defesa desta tese é a fila de companhias procurando abrir capital. Hoje, chegam à B3, o novo nome da bolsa, a resseguradora IRB Brasil e a companhia de energia Omega Geradora.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete  e comece o dia bem informado:

A precificação das duas companhias, feitas no final da semana passada, ajudou a elevar ainda mais o patamar financeiro das aberturas de capital (IPOs) de 2017: até agora foram 21,9 bilhões de reais movimentados, mais do que o dobro registrado no ano passado. Somam-se a esse número os 2 bilhões de reais levantados pela IRB Brasil, ao preço de 27,24 reais por ação, e os 844 milhões da Omega, cujos papéis foram negociados inicialmente a 15,60 reais. Na semana anterior, a varejista Carrefour e a farmacêutica Biotoscana já haviam levantado mais de 6 bilhões de reais na bolsa.

As expectativas para até o final do ano são alvissareiras para os investidores: analistas esperam que cerca de 40 bilhões de reais sejam movimentados em IPOs, maior valor desde 2010, quando o montante chegou a mais de 149 bilhões. Apesar do caos político, há o entendimento de que a direção da economia não deve sofrer alterações significativas com Michel Temer, Rodrigo Maia ou quem quer que venha ocupar a cadeira presidencial entre 2017 e 2018.

Além disso, há excesso de liquidez nos mercados internacionais, o que também tem ajudado a impulsionar, por exemplo, as bolsas americanas. Na abertura de capital da IRB Brasil, os investidores estrangeiros ficaram com dois terços das ações, incluindo a participação de grandes fundos, como Capital Research, Fidelity, BlackRock, Wellington.

Uma das próximas pode ser a fabricante de alimentos Camil, que deve levantar 2 bilhões de reais. É esperado que apenas no mês de outubro os IPOs angariem ao menos 10 bilhões de reais com aberturas de empresas como a de tecnologia da informação Tivit, a companhia de energia Neoenergia e a BR Distribuidora, braço de distribuição de combustíveis da Petrobras. No mês, o Ibovespa teve alta de 4,13% e o bom momento compensou a fuga de investidores que pularam fora após a delação de Joesley Batista, em maio, e do tumulto subsequente em junho. 

Desde o início de 2016 a bolsa já valorizou mais de 50%.

Acompanhe tudo sobre:B3CarrefourIPOsIRBExame HojeÀs SeteSerena (ex-Omega)

Mais de Mercados

Crescimento de IPOs indica 'bolha' no mercado de ações? Mercado faz ressalvas

Tesla perde espaço para BYD com vendas abaixo do esperado na Índia

Carros em segundo plano? Musk aposta em robô Optimus para o futuro da Tesla

Reservas de BCs com ouro ultrapassam as de títulos do Tesouro dos EUA pela 1ª vez desde 1996