Mercados

Receita vai aumentar fiscalização sobre emissão de debêntures

Governo prepara medidas rigorosas para evitar fraudes e evasão fiscal por parte das empresas

A fraude mais comum nessas operações é a oferta privada de debêntures com compromisso de pagamento de altas taxas (Dreamstime.com)

A fraude mais comum nessas operações é a oferta privada de debêntures com compromisso de pagamento de altas taxas (Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 21h53.

São Paulo - A Receita Federal será mais rigorosa na fiscalização de emissões de debêntures para evitar fraudes e evasão fiscal por parte das empresas.

A fraude mais comum nessas operações é a oferta privada de debêntures com compromisso de pagamento de altas taxas, suficientes para anular o lucro operacional, disse o coordenador-geral de fiscalização da Fazenda, Iágaro Jung Martins. Com essas operações, a empresa se livra dos impostos sobre lucros, o imposto de renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, disse.

“Geralmente, essa fraude é feita por grandes empresas”, disse Martins hoje a repórteres em Brasília. “Como a oferta é privada, a emissora controla quem fica com o papel. Nesses casos, são sempre pessoas ligadas à direção da empresa.”

Em 2011, a fiscalização da Receita multou apenas uma empresa que praticou essa fraude. O valor da multa foi de R$ 23,6 milhões, disse ele. Neste ano, esse tipo de autuações vai aumentar, disse Martins.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroInvestimentos de empresasGovernoDebêntures

Mais de Mercados

Ibovespa abre em queda e opera na faixa dos 141 mil pontos

Ibovespa da renda fixa: B3 lança índice Tesouro Selic para acompanhar títulos públicos

IBC-Br de agosto e reunião entre Brasil e EUA: o que move os mercados

Lucro da TSMC atinge 39,1% com demanda por chips de inteligência artificial