Mercados

Receio econômico leva NY a mínima em dois meses e meio

Texto atualizado com mais informações após o fechamento oficial) Por Chuck Mikolajczak NOVA YORK - O índice Standard and Poor's 500 fechou em queda pelo quarto pregão consecutivo nesta segunda-feira, atingindo o menor nível desde março, conforme uma série de dados fracos dos Estados Unidos tem alimentado perspectivas negativas para a economia norte-americana. O S&P […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 22h23.

Texto atualizado com mais informações após o fechamento oficial) Por Chuck Mikolajczak NOVA YORK - O índice Standard and Poor's 500 fechou em queda pelo quarto pregão consecutivo nesta segunda-feira, atingindo o menor nível desde março, conforme uma série de dados fracos dos Estados Unidos tem alimentado perspectivas negativas para a economia norte-americana.

O S&P 500 <.SPX> teve desvalorização de 1,08 por cento, para 1.286 pontos. O Dow Jones <.DJI>, referência da Bolsa de Nova York, recuou 0,50 por cento, para 12.089 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq <.IXIC> caiu 1,11 por cento, para 2.702 pontos.

Os setores mais ligados ao quadro econômico sofreram as maiores perdas, com as ações do Bank of America cedendo 4 por cento, menor patamar de fechamento desde maio de 2009.

Na medida em que o mercado continuou caindo, as ações continuaram a cair, o suporte da ala compradora começou a minguar, levando o S&P 500 a testar uma série de níveis técnicos de suporte importantes.

"As preocupação vistas aqui tem a ver com o enfraquecimento do mercado de trabalho, as exigências para empréstimos, a qualidade dos ativos --particularmente com a piora na venda de casas e a estabilização da curva de rendimentos. Todos esses fatores estão agindo contra o setor financeiro e impõem maior fraqueza ao mercado como um todo", disse Bucky Hellwig, vice-presidente sênior da BB&T Wealth Management, no Alabama.

Ações do setor de energia também estiveram entre as mais afetadas, com o índice PHLX do setor de serviços de petróleo <.OSX> registrando queda de 3,2 por cento. Os papéis da Chevron Corp caíram 1,3 por cento e foram os que mais pesaram sobre o Dow Jones.

Os preços do petróleo caíram em mais um dia volátil, conforme crescem expectativas de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) possa ampliar suas metas de produção nesta semana. Preocupações sobre uma possível alta de preços refrear a demanda pela commodity seguiram pressionando o mercado.

O mercado de ações dos EUA têm recuado nas últimas cinco semanas com uma série de dados decepcionantes, que culminou no relatório de sexta-feira passada sobre mercado de trabalho.

Faltando ainda mais de um mês para o início da temporada de balanços corporativos do segundo trimestre, o mercado se concentrou nas incertezas sobre a economia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Motiva vende aeroportos a grupo mexicano por R$ 11,5 bilhões

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31