Mercados

Moody's rebaixa rating da Portugal Telecom

Segundo a agência, a redução se deve ao enfraquecimento nas métricas financeiras da companhia

Já a Oi, da qual a PT faz parte do bloco controlador, "apresentou fracos resultados operacionais em 2011", acrescentou a Moody's (Ivo Emanuel Gonçalves/Wikimedia Commons)

Já a Oi, da qual a PT faz parte do bloco controlador, "apresentou fracos resultados operacionais em 2011", acrescentou a Moody's (Ivo Emanuel Gonçalves/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 11h54.

São Paulo - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta sexta-feira o rating da Portugal Telecom (PT) de Ba1 para Ba2, com perspectiva negativa. Segundo a agência, a redução se deve ao enfraquecimento nas métricas financeiras da companhia.

De acordo com a Moody's, a PT não deve alcançar as métricas financeiras do rating Ba1 no curto a médio prazo. A agência acredita que a companhia deva manter sua "forte posição no mercado doméstico", mas isso "não será suficiente para compensar o crescente risco empresarial em Portugal". Atualmente, o rating soberano de Portugal é Ba3.

A perspectiva negativa para o rating da PT se justifica também por novas regulamentações no setor de telecomunicações em Portugal. Conforme a Moody's, a companhia tem pouca margem para absorver essas pressões concorrenciais.

Já a Oi, da qual a PT faz parte do bloco controlador, "apresentou fracos resultados operacionais em 2011", acrescentou a Moody's.

Por volta das 10h40 (horário de Brasília), as ações da PT subiam 0,27% na Bolsa de Lisboa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMercado financeiroAgências de ratingPortugal TelecomMoody'sRating

Mais de Mercados

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores

Desdolarização? Para o Citigroup, abandono do dólar é 'miragem' — mas moeda deve continuar em queda