Mercados

Índices asiáticos caem após discurso de Bernanke

Cingapura - As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda nesta quarta-feira, em meio ao enfraquecimento do dólar ante o iene, após comentários do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, que aumentaram preocupações sobre a desaceleração da economia global. Bernanke reconheceu a lentidão econômica dos Estados Unidos, mas não sinalizou mais estímulos para apoiar o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 08h38.

Cingapura - As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda nesta quarta-feira, em meio ao enfraquecimento do dólar ante o iene, após comentários do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, que aumentaram preocupações sobre a desaceleração da economia global.

Bernanke reconheceu a lentidão econômica dos Estados Unidos, mas não sinalizou mais estímulos para apoiar o crescimento. Isso piorou a confiança dos mercados de ações e em relação ao dólar, com investidores esperando que a taxa básica de juros norte-americana continue baixa por mais tempo.

O dólar caiu ao menor valor em um mês ante o iene , com a moeda japonesa sendo amplamente comprada em meio a uma aversão a risco maior.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,07 por cento, com a valorização de ações do setor financeiro ajudando a ofuscar a fraqueza de outros setores.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,98 por cento às 8h20 (horário de Brasília), no quinto pregão seguido de perdas. Os setores de bens de consumo e recursos naturais continuaram em forte pressão de venda, por temores de um esfriamento da demanda global.

"Quando veem o dólar mais fraco, as pessoas realmente ficam preocupadas sobre o crescimento global", disse Justin Gallagher, diretor de operações de vendas do RBS Australia, emn Melbourne.

O índice da bolsa de Seul caiu 0,78 por cento. Em Hong Kong, o mercado se desvalorizou 0,91 por cento e a bolsa de Taiwan recuou 0,55 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai destoou ao ganhar 0,22 por cento. Cingapura encerrou em baixa de 0,42 por cento e Sydney fechou com queda de 0,65 por cento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Para o Morgan Stanley, queda dos juros nos EUA só em 2026

ETF do Ibovespa sobe com retirada das tarifas de 40% sobre café e carne

Apesar de Nvidia e bons números de emprego, bolsas fecham em queda nos EUA

'A Nvidia não é o problema': por que mercado não descarta a bolha de IA