Mercados

Ibovespa cai, puxado pela queda das ações da Petrobras

São Paulo - O Ibovespa, principal Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, operou em baixa durante todo o dia, pressionado pelas ações da Petrobras que despencaram hoje. Além disso, dados econômicos norte-americano, os quais ficaram abaixo das expectativas e um possível aperto monetário na China também atormentaram os investidores. Em relação à divulgação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2010 às 19h03.

São Paulo - O Ibovespa, principal Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, operou em baixa durante todo o dia, pressionado pelas ações da Petrobras que despencaram hoje. Além disso, dados econômicos norte-americano, os quais ficaram abaixo das expectativas e um possível aperto monetário na China também atormentaram os investidores.

Em relação à divulgação de indicadores econômicos domésticos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços (IGP-10), no período de trinta dias até 10 de abril, que foi positivo em 0,63%.
 
No âmbito corporativo, há rumores de que a Petrobras poderá se desfazer de sua participação em um bloco de exploração controlado pela estatal da Índia Oil and Natural Gas Corp, no qual detém 10%. Próximo das 17 horas, os papéis ON e PN da Petrobras caíram 0,67% e 1,90%, respectivamente. Além disso, as incertezas sobre a capitalização da estatal também perduram.

Por outro lado, a divulgação pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) dos dados de tráfego aéreo do mês de março, os quais apontaram a continuidade da Tam e da Gol como líderes de mercado, tanto nacional, quanto internacional, fizeram com que as ações PN das companhias aéreas Tam e Gol valorizarem 2,71% e 2,23%, simultaneamente, sendo destaques positivos neste pregão.

No encerramento das negociações, as ações PN da Net despencaram 4,08%, reagindo ao rebaixamento da recomendação dos papéis da companhia, em virtude da empresa está perto de atingir o limite físico de expansão de sua cobertura, ao mesmo tempo em que enfrenta forte competição de operadores de TV via satélite. No sentido contrário à noticia, a empresa vai investir R$ 200 milhões em expansão de tecnologia 3D, apesar de positivo, o anuncio não foi suficiente para inverter a tendência de queda nas ações da companhia.

No cenário externo, o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, na última semana, registrou um total de 484 mil novos pedidos. A expectativa dos analistas girava em torno de 440 mil pedidos.

A produção industrial norte-americana também veio abaixo das expectativas, com um avanço de 0,1% em março, frente às projeções de avanço de 0,7%.

Já o PIB (Produto Interno Bruto) chinês apresentou alta de 11,9%, no terceiro trimestre, em meio ao cenário de inflação relativamente comportada no país, porém ainda existem dúvidas sobre um possível aperto monetário, devido à questão cambial.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração

Nvidia registra queda de US$ 4 bi na receita devido a restrições nos EUA e crise no mercado chinês