Invest

Focus, balanços de BB Seguridade e Porto Seguro e o que move o mercado

Bolsa de Xangai e minério de ferro sobem em volta de feriado na China; índices da Europa e EUA operam sem direção definida

BB Seguridade divulga o resultado do quarto trimestre nesta manhã de segunda-feira | Foto: Adriano Machado/Reuters (Adriano Machado/Reuters)

BB Seguridade divulga o resultado do quarto trimestre nesta manhã de segunda-feira | Foto: Adriano Machado/Reuters (Adriano Machado/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 7 de fevereiro de 2022 às 07h15.

Última atualização em 8 de fevereiro de 2022 às 07h37.

O mercado internacional inicia a semana nesta segunda-feira, dia 7, em clima misto. Os futuros de Wall Street apresentam leves quedas nesta manhã, enquanto os principais índices da Europa tentam se firmar em terreno positivo à espera do discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde

O principal destaque, no entanto, esteve com a bolsa de Xangai, que subiu 2% nesta madrugada, após permanecer fechada por uma semana por causa do Ano Novo Lunar, na China. O minério de ferro subiu cerca de 3% na volta das negociações na bolsa de Dalian. Já o petróleo, em Londres, cai pela manhã, mas segue acima de 92 dólares o barril do tipo Brent.

Veja a seguir os principais destaques da semana: 

Quer aprender a investir nas principais commodities brasileiras? Faça este curso gratuito da EXAME Academy com a B3.

Balanços da semana

Além dos movimentos das commodities, deve fazer preço no mercado brasileiro a temporada de balanços corporativos, Os resultados das grandes empresas do país começa a tomar forma nesta semana, com a divulgação dos números do Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e de gigantes do setor de celulose, com Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN11).

BB Seguridade e Porto Seguro

Nesta segunda, será a vez de empresas de seguros apresentarem seus balanços, com BB Seguridade (BBSE3), antes do início do pregão, e Porto Seguro  (PSSA3), após o fechamento da bolsa. 

Pelas expectativas de analistas do BTG Pactual (BPAC11), o BB Seguridade deve apresentar crescimento de lucro de 31% na comparação anual para 1,145 bilhão de reais. Já a perspectiva para a Porto Seguro é de queda de 26% do lucro líquido para 345 milhões de reais. 

Agenda do dia

A principal divulgação do dia ficará com o boletim Focus, às 8h25, com a atualização das estimativas macroeconômicas do mercado. Na edição da última semana, economistas elevaram o IPCA esperado para este ano para 5,38%, e o para 2023, para 3,50%. As expectativas para o PIB de 2023 caíram de 1,69% para 1,55%. 

Dados do IGP-DI, da FGV, e da produção de veículos, divulgados pela Anfavea, também estão no radar de investidores. 

GOL

O número de decolagens de voos da GOL (GOLL4) teve crescimento anual de 29,3% em janeiro, para 19.868. A demanda aumentou 25,2% sendo 21,5% na frente doméstica. Na parte de viagens internacionais, a demanda saiu de zero em janeiro de 2021 para cerca de 100.000 no mês passado, com taxa de ocupação de 77,4%. 

Petrobras

A Petrobras (PETR3/PETR4) finalizou a venda do Polo Alagoas para a Origem Energia mediante o pagamento de 240 milhões de dólares. Considerando os 60 milhões de dólares que já haviam sido pagos, a venda totalizou 300 milhões de dólares para a Petrobras. O Polo Alagoas engloba seis concessões de produção terrestres e uma em águas rasas, no campo da Paru. 

A venda, segundo a Petrobras, está em linha com a estratégia de focar em produção em águas profundas e ultraprofundas, “onde tem demonstrado grande diferencial competitivo  ao longo dos anos, produzindo óleo de melhor qualidade e com menor emissão de gases de efeito estufa”.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasBB Seguridadebolsas-de-valoresPorto SeguroGol Linhas AéreasBoletim Focus

Mais de Invest

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Gol reformula tarifas para passageiros de voos domésticos e internacionais; veja o que muda