Mercados

Euro cai ante dólar, com receio maior por Grécia

Londres - O euro caiu a uma nova mínima recorde ante o franco suíço e também se desvalorizava ante as principais moedas nesta quinta-feira, com investidores migrando para ativos considerados mais seguros por preocupações sobre a crise da Grécia. A pressão de venda sobre o euro se intensificou, mandando-o para o menor valor em três […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2011 às 09h22.

Londres - O euro caiu a uma nova mínima recorde ante o franco suíço e também se desvalorizava ante as principais moedas nesta quinta-feira, com investidores migrando para ativos considerados mais seguros por preocupações sobre a crise da Grécia.

A pressão de venda sobre o euro se intensificou, mandando-o para o menor valor em três semanas frente ao dólar. Enquanto isso, os juros dos bônus dos países em dificuldade da zona do euro dispararam, ampliando a diferença em relação aos bônus alemães para a maior já registrada.

Nout Wellink, membro do Banco Central Europeu (BCE), contribuiu para o tom pessimista ao dizer que o fundo de resgate da Europa deveria ser dobrado, gerando especulação de que o custo de ajudar a Grécia pode aumentar ainda mais.

"Há turbulência política na Grécia e o governo não parece estável", observou Lutz Karpowitz, estrategista de câmbio doCommerzbank, em Frankfurt. "O risco está crescendo de que a Grécia não consiga um resgate e isso está colocando pressão sobre o euro". O euro chegou à mínima histórica de 1,1957 franco suíço .

Às 9h06 (horário de Brasília), a moeda comum europeia caía 0,47 por cento, para 1,4097 dólar , tendo atingido 1,4073, o menor nível desde maio.

A queda do euro ajudava o dólar, que subia 0,38 por cento ante uma cesta com as principais divisas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Target registra queda de 19% no lucro do 3º trimestre e revisa guidance para 2025

Ações de empresa de dono do Twitter disparam após projeção bilionária

Ibovespa cai pelo 3º dia e volta aos 155 mil pontos após ata do Fed

Nvidia lucra US$ 32 bilhões no 3º tri, supera expectativa e ação sobe